A Expo RH, tida como o maior evento de recursos humanos em Portugal, está de regresso a 20 e 21 de março, para debater e analisar a atualidade do sector. Especialistas e profissionais de empresas de destaque em Portugal vão reunir-se durante dois dias para explorar temas como liderança, inteligência artificial, sustentabilidade, saúde mental, desafios da escassez de talento, recrutamento, desenvolvimento de competências e benefícios. A edição 23 do evento foca-se no debate sobre pessoas, futuro do trabalho, talento e humanização.
Organizado anualmente pela Abilways Portugal, a Expo RH conta com a presença e partilha de experiências de mais de 65 oradores de entidades e empresas como Centralmed, Aldi, El Corte Inglés, Microsoft, Coverflex, MTW, B-Training, Edenred, Top Employers, Crioestaminal, Leroy Merlin, Grupo Ageas, Jerónimo Martins, Urban Sports Club, ADP, Go Fluent, Seresco, Vip District, entre outras. São dois dias e dois palcos alicerçados na vontade de não deixar nada por dizer.
Nesta edição, um dos temas centrais do primeiro dia é a inteligência artificial na preparação de equipas e organizações. O debate desta temática vai explorar as potencialidades do desenvolvimento de competências, os contextos formativos, a avaliação de desempenho, a gestão de talentos através de IA e a automatização de processos. Para além disso, vão ser exploradas as novas competências do mercado e as estratégias de reconversão das pessoas, através de temáticas como: escassez de talento, linguagem do negócio, revolução tecnológica nos processos de formação, construção da vantagem competitiva individual e capacitação de novas profissões e funções.
Ainda no primeiro dia, será abordada a sustentabilidade como um fator de competitividade, com intervenções e mesas-redondas dedicadas à ética nas organizações, à inclusão, ao envelhecimento da população ativa, ao desenvolvimento do talento com práticas ESG, às boas práticas de wellbeing, à sustentabilidade financeira e muito mais. Outra das temáticas é referente às alterações da legislação quanto ao código de trabalho e proteção da utilização de inteligência artificial.
No segundo dia da Expo RH, o foco passa pelas metodologias de recrutamento no mercado atual, com temáticas como a expectativa salarial, candidatos não tradicionais, perfil do colaborador, funções à medida e mais. O foco do segundo dia também vai estar centrado na liderança, visando perceber quem é o novo líder e de que forma se podem fortalecer as relações com as equipas, a importância da comunicação dentro das organizações, a construção de uma visão de futuro e o estabelecimento de prioridades.
Para completar o programa no segundo dia, a Expo RH coloca ainda em destaque o tema da confiança com diversos debates: construção do compromisso com estratégias de captação, atração e retenção de talento; resultados da experiência da semana de quatro dias; segurança psicológica; fim da era dos workaholics; benefícios flexíveis para colaboradores; entre outros.
Trata-se de uma comunidade transformadora focada na aprendizagem e na partilha de boas práticas, conhecimento e inovação através de experiências e projetos diferenciadores. O evento tem a parceria oficial da Câmara Municipal de Cascais. Programa completo aqui.
.
Nota: imagem da edição de 2023.