Análise das demonstrações financeiras
Como é importante capacitar os colaboradores das empresas

Todas as empresas têm um ciclo de vida com a sua origem, o crescimento, a maturidade, o declínio e o encerramento. Basta verificar que não existem muitas empresas com mais de 100 anos.

Texto: Gonçalo Caiado

.

Todos os acionistas, gestores, colaboradores e stakeholders de uma empresa desejam perceber em qual o ciclo que a sua empresa se encontra para poderem tomar decisões que melhor se enquadram a cada uma das fases do ciclo de vida da empresa.

A análise de demonstrações financeiras sucessivas e consistentes nos critérios utilizados vai permitir uma comparação análoga entre períodos e a evolução dos principais valores e indicadores, possibilitando identificar pontos fortes ou fraquezas e identificar tendências e padrões. Estas informações são fundamentais para avaliar oportunidades de investimento, riscos potenciais e formular estratégias de crescimento eficazes.

O Excel é uma ferramenta extremamente útil para a análise financeira, permitindo executar cálculos, relações entre dados contabilísticos, análises de orçamentos, fluxos de caixa, rácios ou análises de risco. Existem centenas de modelos de análise financeira padrão que podem ser realizados através do Excel. Esta ferramenta permite construir dashboards com os principais indicadores permitindo um acompanhamento, interpretação e compreensão da saúde da empresa em análise.

Capacitar os colaboradores das empresas através de formação nesta temática é um investimento no capital humano das entidades. Apesar de estes temas estarem muito conectados com a área financeira das empresas, é uma matéria que tem interesse para um leque alargado de colaboradores das diferentes valências. Numa perspetiva de aumentar a transparência das entidades, a divulgação e a comunicação das contas a todos os colaboradores tem sido uma prática cada vez mais frequente. Assim, analisar as demonstrações financeiras é uma prática cada vez mais corrente e transversal a toda a empresa, permitindo que todos possam remar no mesmo sentido, ajudando a empresa a atingir os seus objetivos.

.

»»»» Gonçalo Caiado é formador da High Skills da área financeira e de contabilidade.

A High Skills nasceu para responder às necessidades de um mercado cada vez mais focado em desenvolver e consolidar competências que garantam uma vantagem competitiva. A formação e a experiência profissional e pedagógica dos seus consultores, provenientes de diversas áreas, resultam numa combinação teoria/ prática que a diferencia. A empresa assume-se perante o mercado como um projeto apostado na excelência do seu desempenho, estando vocacionada para a prestação de serviços de consultoria e formação no âmbito da atualização e do aperfeiçoamento de competências dos recursos humanos. A sua equipa tem mais de 20 anos de experiência no mercado da formação e da consultoria, com conhecimentos sólidos para desenvolver soluções específicas para empresas e para particulares.

.

Nota: imagem Freepik, aqui.