Nova CEO da consultora Zühlke em Portugal

A Zühlke, consultora tecnológica que abriu escritório no Porto em 2021 especializado em serviços de engenharia de software para projetos internacionais, reforçou o posicionamento estratégico do hub português com a nomeação de Mariana Figueiredo Salvaterra (na foto) como chief executive officer (CEO) em Portugal. A executiva esteve encarregada da gestão nacional desde 2022, enquanto diretora geral, e acumula agora o cargo de CEO com o de diretora de software excellence, gerindo nessa posição mais de uma centena de pessoas distribuídas entre Sérvia, Bulgária e Portugal.

Com a transformação na estrutura de gestão da consultora, o escritório em Portugal integra agora a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), reforçando a posição do hub nacional enquanto ponto chave na entrega de projetos de software com rigor, qualidade e reconhecimento a nível global para clientes em áreas como Telecomunicações, Banca, Retalho e Saúde.

Mariana Salvaterra refere: «Alcançar este marco e assumir a liderança do crescimento nacional, enquanto CEO da Zühlke Portugal, é o culminar do trabalho de toda a equipa, nestes dois anos de atuação no mercado. Com novas responsabilidades, encabeço a missão para continuarmos a fazer da Zühlke uma excelente empresa para trabalhar, que valoriza o talento e contribui para uma cultura de trabalho mais inclusiva, transparente e orientada para as pessoas, onde todas importam para criarmos resultados diferenciadores.»

Somando 15 anos de experiência na área de engenharia e em liderança de equipas, Mariana Figueiredo Salvaterra é mestre em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desde o início do seu percurso, dedica-se à gestão de especialistas em software, destacando o particular gosto pela qualidade de processos e pela estratégia empresarial e revelando como o papel de mãe dos seus três filhos tem contribuído para melhorar diferentes competências que influenciam o seu estilo de liderança. Passou por várias empresas portuguesas e multinacionais, integrando a equipa fundadora da Zühlke em Portugal enquanto diretora geral.
Em setembro de 2023, a Zühlke reforçou o investimento em Portugal com um escritório mais amplo e inclusivo, para acolher o crescimento da equipa. Hoje com cerca de 100 colaboradores, o hub português reflete a aposta da consultora suíça no talento em Portugal e no crescimento do grupo enquanto referência global em projetos de engenharia de software.

A Zühlke foi fundada em 1968 na Suíça. É uma consultora e prestadora de serviços que desenvolve projetos tecnológicos para clientes em todo o mundo. Com três centros globais de engenharia e 15 escritórios em diferentes cidades, está presente em 10 países com mais de 1.600 colaboradores. As equipas multidisciplinares e multinacionais desenvolvem funções essenciais a todas as fases de projeto, desde estratégia a operação e produção.