As tendências da IA para 2024

A Inteligência Artificial (IA) está na ordem do dia e as novidades são constantes. Para ajudar a compreender melhor o que se passa nesta área, na Stratesys identificámos as oito tendências e processos que estarão na ordem do dia em 2024.

Texto e foto: Stratesys

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A interação do Homem com a máquina, a vigilância contra a desinformação, uma maior personalização da IA e a inevitável regulamentação ética serão consolidadas ao longo dos próximos meses.

A IA é hoje uma tendência para as empresas e tornou-se indispensável a sua adoção nas suas unidades de negócio, na implementação de novos sistemas e na resolução de problemas. Não está apenas a emergir como uma ferramenta para melhorias sectoriais ou vias de crescimento específicas, mas também como uma força motriz da economia global.

Nesta linha, na Stratesys definimos as principais abordagens de IA que serão as dominantes em 2024:

Automatização melhorada e autónoma Prevê-se um crescimento significativo da automatização, permitindo que os sistemas executem tarefas complexas de forma independente, impulsionando a procura de IA explicável (XAI) para garantir a transparência e facilitar a sua adoção em vários sectores.

IA generativa e multimodal Espera-se ainda mais avanços na IA generativa, incluindo a capacidade de processar e compreender informações em várias modalidades (texto, imagens, som, vídeo), o que representa uma mudança no sentido de uma compreensão mais profunda.

Melhoria da interação Homem-máquina A evolução da IA reforçará a interação Homem-máquina, com sistemas capazes de dar respostas mais humanas e contextuais, com foco em modelos multimodais para uma compreensão mais completa.

Conectividade avançada (5G e 6G) A conetividade avançada, como a 5G e a 6G, impulsionará a integração da IA na construção de uma sociedade hiperconectada, alinhando-se com a abordagem da Sociedade 5.0, para uma integração harmoniosa da tecnologia e da sociedade.

Regulamentação e ética na IA A regulamentação e a ética na IA serão questões centrais, com destaque para o estabelecimento de quadros regulamentares mais sólidos para abordar questões como a parcialidade, a transparência e a proteção da privacidade.

Desafios em matéria de deepfakes e desinformação Prevê-se um aumento da criação e difusão de deepfakes, o que exigirá uma maior vigilância contra a desinformação e a necessidade de legislação adequada para fazer face a estes desafios.

Personalização amplificada a personalização baseada na IA atingirá novos níveis, proporcionando experiências de utilizador mais sofisticadas e personalizadas em múltiplas plataformas digitais.

Melhor educação e formação Prevê-se uma maior incorporação da IA na educação e na formação, com tecnologias como o ChatGPT, a transformação dos métodos de ensino, incluindo experiências de aprendizagem mais interativas e personalizadas.

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Franscisco Ruiz, partner da Stratesys e especialista em IA, considera que «a IA vai tornar-se indispensável em todas as áreas da sociedade e, em particular, com impacto profundo em sectores como a saúde, onde serão feitos investimentos para melhorar os diagnósticos e os tratamentos; a automação industrial, que assistirá a uma maior eficiência nos processos de fabrico e logística; o retalho, que viverá uma revolução na hiperpersonalização da experiência do cliente; e o sector financeiro, que já está a beneficiar de avanços significativos na gestão de riscos e na deteção de fraudes graças às mais recentes disrupções tecnológicas».

Eduardo Jiménez, associate director da Stratesys, assinala por sua vez: «Em relação à evolução da ética na utilização da IA, é provável que a regulamentação em 2024 reflita um esforço global para harmonizar as políticas, com foco na segurança, na ética e no benefício social. A cooperação e o consenso internacionais serão essenciais para desenvolver tecnologias de IA que sejam benéficas e acessíveis de forma equitativa, respeitando simultaneamente a privacidade e a integridade individual.»

Já Tiago Duarte, partner da Stratesys e responsável pela multinacional em Portugal, destaca: «As empresas portuguesas têm demonstrado muito interesse no impacto que a IA generativa pode ter nas suas operações, e como devem implementar estratégias que garantam mais eficiência no dia-a-dia das suas equipas, sem comprometer a segurança dos seus dados, estando já muitas empresas a lançar os primeiros passos neste caminho. A adoção de IA em vários processos, tanto de backoffice como produtivos, pode gerar vantagens competitivas que permitam ao nosso tecido empresarial ter outras ferramentas para trabalhar em mercados onde hoje têm dificuldade em diferenciar-se, e acrescentar velocidade ao crescimento que a economia portuguesa tem vindo a ter, tornando-nos mais produtivos e ágeis.»

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»»»» A Stratesys é uma empresa multinacional de tecnologia com um historial de sucesso de 25 anos. Desenvolve soluções através de mais de 3.000 projetos em 60 países dos cinco continentes, contando com mais de 800 clientes de todas as indústrias. Compromisso, qualidade e proximidade são algumas das suas marcas distintivas.

A empresa tem  uma presença forte e consolidada na Europa e no continente americano, apoiada por uma equipa de mais de 1.500 profissionais, com uma extensa rede de escritórios em ambos os lados do Atlântico (Espanha, Portugal, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Reino Unido, Alemanha, Holanda…), o que a posiciona como um fornecedor global de TI (tecnologias de informação).

Hub tecnológico entre os dois continentes, a Stratesys acompanha os investimentos tecnológicos e a expansão de empresas com operações na Europa e na América. É especialista em várias tecnologias (Big Data, RPA, Artificial Intelligence, Ecommerce/ Omnichannel, Digital Marketing, Extended Reality, entre outras) e em plataformas líderes de mercado como SAP, OpenText, Salesforce ou Microsoft.