A IPStartUP, incubadora de ideias de negócio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), viu recentemente renovada, pelo sexto ano consecutivo, a sua certificação no âmbito do programa StartUP Visa, que permite o acolhimento de empreendedores estrangeiros para a criação e a instalação de empresas de base tecnológica em território nacional.
Com esta certificação, atribuída pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, o IPS volta a afirmar-se como entidade apta para acolher e apoiar cidadãos de estados terceiros no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo e/ ou inovação em Portugal. Exemplo disso é a consultora de análise de dados DataCorner, empresa oriunda da Malásia lançada em Portugal em 2019, através da incubadora IPStartUp, que tem dado vários passos importantes em projetos de formação e consultoria no mercado português, sendo já membro oficial da rede europeia EEN – Enterprise Europe Network.
Criada em 2015, a IPStartUp ocupa no IPS um espaço próprio dedicado à incubação e à consultoria especializada, que já apoiou cerca de 50 projetos de negócio inovadores e de alto valor acrescentado para a região e para o país. Além do acesso privilegiado a uma rede de mentores e parceiros, a incubadora prepara os projetos empreendedores para concursos como o da rede Poliempreende, onde o IPS já conquistou seis prémios nacionais (três primeiros lugares e três terceiros).
Recorde-se que em novembro passado a IPStartUP obteve igualmente a renovação da sua acreditação pela Rede Nacional de Incubadoras (RNI). A RNI – Portugal Incubators é uma comunidade cujo foco está na profissionalização do ecossistema de incubação em Portugal, através do acesso exclusivo a um conjunto de iniciativas e recursos, de que é exemplo a possibilidade de candidatura ao programa Startup Visa, do IAPMEI.