Pastel de Pastel

Criação original em Lisboa durante um mês

A partir desta sexta-feira, 29 de dezembro, há uma iguaria única para provar em Lisboa: o Pastel de Pastel – uma fusão entre os famosos pastel de nata português e pastel de feira, também conhecido como pastel brasileiro. Esta criação original vai estar disponível apenas durante um mês, em exclusivo no restaurante Boteco, e vai ser preciso provar para julgar.

Texto: Redação «human»

.

A novidade, que surge de um desafio lançado pelo Guaraná Antarctica ao chef Kiko para interpretar a originalidade da bebida na receita, vem combinar o melhor de dois mundos. Ou, neste caso, de dois países e duas gastronomias. Resultado: uma fusão ide sabores, no restaurante Boteco, em Lisboa.

Esta receita está dividida em dois momentos: preparação da massa pastel – típica do pastel de feira – e o recheio do pastel de nata, alcançando uma sobremesa que tem tanto de original como de saborosa. O empratamento inclui gel de maracujá e gelado caseiro de goiaba a acompanhar, com as cores dos dois países e da bebida em destaque.

O chef Kiko assinala: «Portugal e Brasil são os dois países do meu coração e dos quais retiro muita inspiração para as minhas criações. Por isso, confesso que não podia ter recebido este convite com maior prazer e entusiasmo. Foi um desafio que obrigou a uma grande dose de originalidade até chegarmos à versão final, que encaixou na perfeição no Boteco.»

Ao longo da sua história, o Guaraná Antarctica sempre sugeriu diversas combinações com esta bebida, desde pizza, pipocas ou coxinhas, por exemplo. Agora, a marca promete uma conexão que vai além da cozinha, já que reforça também a união de dois povos através da criação de um pastel original que combina o melhor de ambas as receitas e que se pode tornar um orgulho para os dois países.

O Pastel de Pastel está disponível no Boteco até ao final de janeiro, pelo preço de 8,90 euros, mas a intenção é que qualquer pessoa, no Brasil ou em Portugal, possa replicar a receita, à sua forma, e provar o Pastel de Pastel, ou quem sabe colocá-lo em feiras brasileiras ou pastelarias portuguesas.

Guaraná é a maior marca de refrigerante do Brasil – uma das 15 maiores marcas de refrigerante do mundo. Fiel às raízes, o sabor e o nome vêm de uma fruta nativa da floresta amazónica. A fórmula secreta do Guaraná foi criada há mais de 100 anos e está protegida desde então, chegando a mais de 50 países.

Francisco Martins, mais conhecido como chef Kiko, é um dos mais conceituados chefs portugueses e uma das mentes mais ousadas e criativas por detrás de alguns dos melhores restaurantes de Lisboa. Nascido no Rio de Janeiro, no Brasil, após os seus pais terem emigrado de Portugal, regressou ao país do seu coração aos 11 anos. Abriu vários restaurantes em Lisboa, começando por O Talho, em 2013, a que se seguiram A Cevicheria, O Poke e O Boteco. Todos têm uma acentuada mistura de influências gastronómicas e a mesma vontade de sempre, «servir o mundo à mesa dos portugueses», frase que os distingue. Todos os espaços são conceitos dos restaurantes são originais e únicos.

Scroll to Top