L’Oréal celebra 10 anos do programa «Share & Care»

A L’Oréal está a celebrar o décimo aniversário do «Share & Care», programa de inovação social e de apoio para os seus colaboradores a nível global, lançado em 2013. Desde então, o «Share & Care» tem garantido que todos desfrutam do mais alto nível de proteção social em todos os mercados onde a empresa opera. O programa continua a evoluir, incorporando novas iniciativas sociais em áreas como a violência doméstica e a saúde mental para proteger e apoiar os colaboradores num cenário social em mudança.

O «Share & Care» representa um marco internacional importante ao proporcionar uma vasta gama de benefícios para os colaboradores nas áreas da saúde, financeira, de bem-estar e de local de trabalho, com parâmetros que excedem os definidos a nível local.

Jean-Claude Le Grand, diretor de recursos humanos do Grupo L’Oréal, explica: «Vemos o ‘Share & Care’ como um compromisso a longo prazo com os nossos colaboradores para que cada um se sinta apoiado e protegido onde quer que esteja e em qualquer altura da sua vida. Acreditamos que o programa é um dos mais abrangentes e ambiciosos que uma empresa com expressão a nível global pode oferecer no que toca a apoio aos colaboradores. A inovação social sempre fez parte da mentalidade da L’Oréal e os tempos atuais obrigam-nos, mais do que nunca, a ajudar e a apoiar os nossos colaboradores para que possam enfrentar as incertezas do dia-a-dia da melhor forma possível.»

.

O programa em Portugal

Em Portugal, os destaques do programa Share & Care» são os seguintes:

· Complemento de subsídio de doença, vacinação gratuita contra a Gripe Sazonal, medicina on-line sete dias por semana 24 horas por dia e consultas de nutrição.

· Health coaching – Processo individual para melhorar as competências críticas de literacia em saúde, promoção de melhores hábitos de saúde e reforço de competências intra e interindividuais de promoção de saúde e bem-estar. Mais concretamente, é uma intervenção que tem como objetivo apoiar quem pretende manter ou melhorar o seu estado geral de saúde (físico, psicológico, social). Este processo está ancorado no bem-estar holístico de cada pessoa e no seu desenvolvimento e na sua capacitação. Esta abordagem promove o aceleramento da mudança comportamental com recurso a ferramentas específicas e o estabelecimento de objetivos pessoais do indivíduo para o aumento de bem-estar e saúde e mudança no estilo de vida. O reforço do autocuidado é um dos focos principais deste processo.

· Programa de assistência​ aos colaboradores da L’Oréal Portugal e aos seus familiares – 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Este programa oferece aos colaboradores e à sua família suporte ​​​em qualquer questão pessoal ​ou profissional​​, incluindo aconselhamento profissional de curto-prazo, e ​​encaminhamento para​ recursos locais, de forma ​​a ajudar a gerir questões emocionais, práticas ou físicas. ​ ​​

· Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos colaboradores e das respetivas famílias, a L’Oréal atribui um subsídio de livros escolares aos colaboradores estudantes e aos filhos dos colaboradores.

· Plano de pensões desenhado a pensar no futuro dos colaboradores.

· Com o objetivo de garantir as melhores práticas na saúde, bem-estar e qualidade de vida, o programa «Share & Care» reconhece a importância do descanso e da estabilização do stresse. Desta forma, anualmente avalia os feriados concedidos e decide sobre dias adicionais de descanso. O dia do aniversário é dado e considerado como um dia de descanso para o colaborador.

· Política de remote work e flexibilidade de horário permitindo um maior equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Esta flexibilidade inclui a possibilidade de sair sexta-feira às 15H00 compensando nos restantes dias da semana as horas não trabalhadas.

· Em 2023, o programa «Share & Care» incentivou os colaboradores da L’Oréal a comprometerem-se com o seu bem-estar contínuo através de ações de sensibilização para a saúde mental, incluindo formação especializada sobre temas como a segurança psicológica. Além disso, o Grupo L’Oréal continua a criar ambientes de trabalho de apoio através de espaços que promovem a criatividade, a colaboração e a ligação, bem como espaços de reflexão e concentração na recente renovada sede em Lisboa.

Sara Silva, diretora de relações humanas na L’Oréal em Portugal, assinala: «Os nossos colaboradores são um elemento-chave para a L’Oréal. O seu bem-estar e a sua qualidade de vida no trabalho, e fora dele, são fundamentais para que possa existir um equilíbrio perfeito entre a vida pessoal e a vida profissional. Desta forma, a nível interno na L’Oréal em Portugal, contamos com o programa BeWell onde as pessoas podem usufruir de diferentes serviços nos nossos escritórios renovados, entre eles manicure, pedicure, ginásio, formação, um beauty corner e cabeleireiro. Primamos pelo work-life balance dos colaboradores na sede, maximizando positivamente a experiência de trabalho no grupo.»

.

A L’Oréal

Durante mais de 110 anos, a L’Oréal, que tem uma posição de enorme destaque no sector da beleza, tem-se dedicado a satisfazer as aspirações de beleza dos consumidores de todo o mundo. O seu objetivo, criar beleza que move o mundo, define a abordagem à beleza como inclusiva, ética, generosa e empenhada na sustentabilidade social e ambiental.

Com o seu vasto portefólio de 36 marcas internacionais e ambiciosos compromissos de sustentabilidade no seu programa «L’Oréal for the Future», a empresa aposta em oferecer a cada pessoa em todo o mundo o melhor em termos de qualidade, eficácia, segurança, sinceridade e responsabilidade, enquanto celebra a beleza na sua infinita pluralidade.

 Com 87.400 colaboradores empenhados, uma presença geográfica equilibrada e vendas em todas as redes de distribuição (e-commerce, mass market, grandes armazéns, farmácias, cabeleireiros, marcas e retalho de viagem), em 2022 o Grupo L’Oréal gerou vendas de 38,26 mil milhões de euros. Com 20 centros de pesquisa em 11 países um pouco por todo o mundo e uma equipa dedicada de pesquisa e inovação com mais de 4.000 cientistas e 5.500 profissionais de tecnologia e digitais, a L’Oréal está focada em inventar o futuro da beleza e tornar-se uma potência tecnológica de beleza.

Scroll to Top