Um momento ponto zero

João Catalão numa talk sobre mentoring em que  fala de uma ferramenta que considera o momento ponto zero na relação entre mentor e mentee. Deixa um desafio aos mentores, o de quando estão com um mentee pela primeira vez deixarem que explicite tudo o que lhe vai na alma, e que depois comecem a desafiá-lo a reorientar o olhar, ou seja, a olhar para as coisas que apresenta como obstáculos, ou crenças limitativas, de uma forma positiva e apreciativa.

.

Vídeo 204: Mentoring talks – Atitudes transformadoras (Por João Catalão)

É comum o mentee procurar o mentor porque está focado em atingir resultados. Porém, para a sustentabilidade dos mesmos é importante que o mentor tenha consciência de que a atitude é o ponto zero da verdadeira e consistente transformação, que importa trabalhar.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Penim e João Catalão, executive coachesteam coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.