«IV Conferência Header»: impacto do executive search no mundo empresarial

Na passada quinta-feira, dia 16 de novembro, a Universidade Europeia, em Lisboa, foi palco da «IV Conferência Header». Sob o tema «Executive Search: de Portugal para o Mundo (e vice-versa)», o evento reuniu líderes de Portugal, Polónia e Itália para desvendar casos de sucesso e debater o papel transformador das estratégias de recrutamento.

Na abertura, Pedro e Marta Borges, os mestres da improvisação e gestores do grupo «Os Improváveis», destacaram a importância de resgatar o espírito criativo da infância e combiná-lo com a maturidade para fomentar a empatia, a abertura e a conexão – elementos essenciais, porém, muitas vezes ausentes em ambientes corporativos.

O foco na mudança de mentalidade, substituindo o «não, mas» pelo «sim, e», foi enfatizado como uma abordagem vital para promover a colaboração, o surgimento de novas ideias e a inovação.

No decorrer do evento, foram abordados casos de sucesso por Sandro Guidi, membro da Global Executive Search Network (GESn), e Lorenzo Bombardini, chairman da GESn, que ilustraram o potencial transformador das estratégias de recrutamento nas empresas. Pedro Branco, chief executive officer (CEO) da Header (na foto de abertura, à direita, com Rui Fiolhais, administrador do Wellow Group), partilhou um exemplo marcante ao demonstrar como uma abordagem estratégica no recrutamento para o cargo de diretor comercial resultou na duplicação da faturação de uma empresa do sector industrial em apenas dois anos.

A mesa redonda, liderada por Isabel Moço, coordenadora e docente da Universidade Europeia, teve a participação de Delfina Acácio, general manager da Guerin Rent-a-Car, com Carlos Matos, general manager da Prugent, e Ricardo Soares, country head para Portugal & director para Ingredients & Materials Europe da Helm. Juntos, discutiram como um serviço executivo especializado, como o executive search, pode alavancar e ser um fator diferenciador e competitivo para as empresas.

Carlos Matos enfatizou o know-how de profissionais experientes que permitem efetuar um fit entre as necessidades da empresa e o fit cultural dos candidatos apresentados, salientando que na sua experiência é igualmente importante a capacidade que as empresas de executive search, nomeadamente a Header, têm em conseguirem ser uma extensão dos seus clientes, na promoção da marca empregadora.

Por sua vez, Ricardo Soares salientou a importância da capacidade de resposta rápida e eficiente na pesquisa e na apresentação de candidatos, especialmente em mercados de nicho. Delfina Acácio acompanhou os pontos dos seus colegas, mencionando a importância que estas empresas e os seus profissionais têm em chegarem aos decisores e de falarem a mesma linguagem que estes.

A mesa redonda proporcionou uma visão sobre como o executive search é fundamental para o crescimento das empresas, evidenciando a necessidade de um serviço especializado que compreenda profundamente tanto as empresas quanto os potenciais candidatos, promovendo assim um casamento perfeito entre ambos.

De assinalar que a Header é um boutique office especializado no segmento executivo, nas temáticas associadas à liderança, ao desenvolvimento de competências e no desenvolvimento estratégico, com vista à consecução dos melhores resultados organizacionais.