Emma Temes nomeada human resources head da Danone Portugal

A Danone Portugal anunciou a integração de Emma Temes (na foto) enquanto nova human resources head no nosso país, substituindo Élio Alves, que assumiu o cargo de employee services lead para a região South Europe.

Emma Temes, com experiência consolidada na área de recursos humanos, colabora com a Danone há mais de cinco anos e ao longo do tempo aprofundou o seu conhecimento e a sua visão estratégica na gestão de talento, o que será crucial para o desenvolvimento e o crescimento contínuo da Danone em Portugal. Este anúncio reforça a aposta na diversidade, no talento e na evolução de carreira que pauta a filosofia da Danone, além da importância que a paridade de género tem para a mesma.

Já as novas responsabilidades de Élio Alves deverão proporcionar maior sinergia e colaboração entre as diferentes geografias onde a Danone está presente, otimizando a gestão dos serviços ao colaborador e reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento profissional interno.

Emma Temes refere-se comenta assim a sua nova função: «É com grande entusiasmo e dedicação que aceito o desafio de liderar a equipa de recursos humanos da Danone em Portugal. Estou ansiosa por conhecer e colaborar com uma equipa tão talentosa e com elevado grau de compromisso como a equipa da Danone Portugal. Ao longo do meu percurso tive a oportunidade de trabalhar diretamente com algumas equipas portuguesas, por isso acredito que juntos podemos fortalecer a cultura e o ambiente de trabalho, que são verdadeiros pilares desta empresa. A minha incorporação vem, inclusive, reforçar que a Danone é uma empresa que aposta no talento interno, na diversidade e na paridade de género nas equipas de liderança do país.»

Neta de um português, Emma Temes acrescenta ainda que está muito feliz pelo facto de a nova posição ser em Portugal: «Esta mudança permite-me conectar com parte das minhas raízes. Para além disso, Portugal é um país culturalmente fascinante, com uma expertise e uma gentileza que tornaram tudo mais fácil. Fui calorosamente bem recebida pela equipa e pelos portugueses,  por isso, apesar de estar na função e em Portugal há pouco tempo, sinto-me em casa, e até já comecei as aulas de português. Um desafio que me aproximará da equipa e me permitirá sentir cada vez mais portuguesa.»

A Danone é uma empresa que prioriza as pessoas: fá-lo de dentro para fora, uma vez que  cada «danoner» é catalisador do propósito, da missão e do objetivo. A retenção, a gestão e a evolução do talento são pontos primordiais para que continue a ser atrativa e competitiva no mercado.

A missão e os valores da empresa primam pelo bem-estar e pela saúde dos colaboradores, dos clientes, dos pacientes e dos consumidores. Exemplo disso são algumas das medidas implementadas, como a desconexão digital, o horário de verão e a jornada contínua ao longo do ano, bem como o lançamento do programa BeWell, focado no bem estar físico, emocional e nutricional dos colaboradores, dando resposta às necessidades das equipas e fomentando um estilo de vida saudável e work life integration.

Com a missão de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone, fundada em 1919, encontra-se entre os líderes mundiais da indústria alimentar e está atualmente organizada em três divisões: produtos diários essenciais (produtos lácteos e vegetais), nutrição especializada (nutrição infantil e nutrição clínica) e águas. Através da sua missão e do seu compromisso com o progresso, tanto empresarial como social, pretende construir um futuro mais saudável, através de uma saúde melhor, de uma vida melhor e de um mundo melhor para todos os seus parceiros: os seus cerca de 100.000 colaboradores, os consumidores, os pacientes, os clientes, os fornecedores, os acionistas e todas as comunidades com as quais interage.

Com produtos presentes em mais de 120 mercados, a Danone alcançou um volume de negócios de 24,2 mil milhões de euros em 2021. Em 2022, a Danone Iberia foi recertificada pela terceira vez como a empresa alimentar B Corp com a pontuação mais alta por satisfazer os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Até 2025, a Danone pretende tornar-se uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp.