The Vine House cria Happy hour e menu temático de São Martinho
Castanhas assadas, filhós e Vinho do Porto

Aquela que é uma das mais emblemáticas quintas do vale do Douro, situada em Tabuaço, entre a Régua e o Pinhão, preparou-se a rigor para a nova época, ao desenhar uma happy hour para usufruto dos seus hóspedes.

Texto: Redação «human»

.

Rodeada por socalcos e tendo o Rio Douro por companhia, a The Vine House cumpre os requisitos para uma escapadinha de inverno. É nos meses de novembro e dezembro que o cenário outonal cai sobre as vinhas da propriedade, que ficam tingidas por tonalidades alaranjadas e avermelhadas – a olho nu, as sucessivas videiras encadeiam-se como escadas coloridas que descem vertiginosamente em direção ao rio. Completada a demanda da vindima, o rio ganha outro encanto com a chegada de uma temporada de temperaturas mais frias,  numa paisagem deslumbrante.

A The Vine House, em Tabuaço, concebeu uma happy hour para quem a visita. Todos os feriados e sábados, entre as 17 e as 18 horas, são oferecidas castanhas harmonizadas com o Porto Kopke Reserva Tawny, um exclusivo durante o mês de novembro; já em dezembro, à exceção do dia 25, a oferta contempla filhós de abóbora que chegam à mesa na companhia do Kopke Fine White.

Ambos os momentos de happy hour podem ser aproveitados na sala de estar da The Vine House, pontuada por um pé direito alto adornado por tábuas de madeira maciça, mobiliário em tons claros e vista para um Douro vinhateiro omnipresente, mas também no terraço, onde uma lareira exterior garante o conforto.

As castanhas oriundas de um pequeno produtor de Vinhais, em Trás-os-Montes, encontram protagonismo não apenas na happy hour de novembro, mas também num menu desenhado a rigor pelo chef Vítor de Oliveira, a cargo do restaurante recentemente inaugurado, o Quinta de São Luiz by chef Vítor de Oliveira. A pensar no Dia de São Martinho, o chef preparou propostas temáticas que vão ser servidas apenas no fim de semana da festividade (11 e 12 de novembro; 45 euros por pessoa, sem bebidas incluídas, disponível ao almoço e jantar), que incluem, por exemplo, porco bísaro com puré de castanhas e ainda um doce de castanhas. Também este menu pode ser degustado, se as condições meteorológicas o permitirem, no amplo terraço mergulhado no vale.

De portas abertas há sensivelmente um ano, a The Vine House resulta da recuperação de uma antiga casa de família com mais de 200 anos. É uma casa de campo que convida à descoberta da região num ambiente de charme e conforto. Tem 11 quartos com vista sobre o rio, sendo que cada um deles pede o nome emprestado aos vários talhões de vinha que compõem a propriedade: Amadiz, Cardanho, Encosta, Tegão, Rumilã, Galeira, Lobata, Canária, Tilieira, Mesquita e D. Pedro. Seis dos quartos contam ainda com uma varanda exclusiva, tendo aos seus pés a Vinha Rumilã, a mais antiga de São Luiz, com origem numa parcela centenária.

Com a marca de um legado secular, pernoitar na The Vine House é também um convite para ficar a conhecer um pouco do denso passado da região, já que a quinta está intimamente ligada à marca Kopke, a mais antiga casa de vinho do Porto.

As reservas para estadia podem ser fietas por e-mail (reservations.thevinehouse@sogevinus.com) ou por telefone (254 407 965/ 910 032 797). Reservas para o menu temático de São Martinho: telefone (939 953 311).

A morada é a seguinte: Estrada Nacional 222, Adorigo, 5120-012 Tabuaço.