McDonald’s duplica o valor atribuído por bolsa de estudo para os 1.000 euros

Em outubro de 2023 arranca a quarta edição do projeto ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo da McDonald’s Portugal, que este ano vê duplicar o valor atribuído por bolsa para os 1.000 euros, por ano letivo. Desde 2020, a McDonald’s atribuiu anualmente mais de 200 bolsas de estudo a nível nacional num investimento total da marca superior a meio milhão de euros. A quarta edição do projeto foi apresentada pela diretora-geral da McDonald’s Portugal, Inês Lima, e pela diretora de recursos humanos, Sofia Mendoça, à ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, no restaurante McDonald’s do Campo Grande.

Através do Programa Nacional de Bolsas de Estudo, a McDonald’s Portugal tem como objetivo apoiar financeiramente os seus colaboradores, incentivando-os a ingressar ou a concluir o Ensino Superior, contribuindo assim para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Este apoio da marca existe desde 2008, tendo o programa adquirido uma escala nacional em 2020. Desde então, a McDonald’s atribui anualmente mais de 200 bolsas de estudo a nível nacional, apoiando os seus colaboradores a ingressar ou terminar o Ensino Superior nas áreas que mais gostam.

Concluído o primeiro ciclo de três anos, a McDonald’s renova agora o Programa Nacional de Bolsas de Estudo, trazendo nesta quarta edição uma novidade: o valor atribuído a cada bolseiro foi duplicado para os 1.000 euros por ano letivo. No total, o investimento da McDonald’s por cada bolsa atribuída é de 1.300 euros (incluindo impostos), o que representa um investimento superior a 260 mil euros por cada ano letivo.

Até ao momento, incluindo a quarta edição, a marca já atribuiu, através do Programa Nacional de Bolsas de Estudo, mais de 800 bolsas, num investimento superior a meio milhão de euros.

De forma complementar às bolsas atribuídas no âmbito do ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo, também muitos franquiados McDonald’s fazem repercutir localmente este compromisso da marca, com a atribuição adicional de bolsas de estudo para os seus colaboradores. Assim, no conjunto, são mais de 250 as bolsas atribuídas por ano, reforçando a aposta da McDonald’s Portugal e dos seus franquiados no apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional das suas pessoas.

Entre as mais de 10.000 pessoas que trabalham com a marca, cerca de metade têm menos de 25 anos, sendo a McDonald’s, para muitos, sinónimo de primeiro emprego. Por isso, e como parte do seu ADN, a McDonald’s procura apoiar e incentivar estes jovens a concluírem os seus estudos com o propósito de os ajudar a construir o seu futuro. A marca preocupa-se ainda em proporcionar horários flexíveis com o objetivo de contribuir para um maior equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional das suas pessoas e de permitir, desta forma, que os mesmos possam conciliar a sua vida académica ou outros projetos pessoais com o seu trabalho na McDonald’s.

Elvira Fortunato assinalou: «O ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo McDonald’s é um exemplo de como as preocupações entre o sector privado e o sector público são semelhantes e transversais: não só na prioridade atribuída à formação superior mas também no apoio monetário a quem mais precisa. Partilhamos ambos o sentido de missão de promover a equidade e as oportunidades de mobilidade social, nomeadamente através da criação de melhores condições de acesso ao ensino superior. Congratulo a McDonald’s Portugal por esta iniciativa que contribui para o sucesso académico e futuro profissional dos nossos jovens.»

Por sua vez, Sofia Mendoça, referiu: «Temos um forte compromisso com as nossas pessoas, com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. É por isso com orgulho que em outubro arranca a quarta edição do projeto ‘UP’ – Programa Nacional de Bolsas de Estudo McDonald’s. Trata-se de um programa de atribuição de bolsas de estudo destinado a colaboradores nos restaurantes McDonald’s que existe, a nível nacional, desde 2020. Face aos desafios da atualidade, designadamente entre a população de jovens estudantes, em 2023 duplicámos o valor da bolsa para 1.000 euros, o que corresponde a um investimento anual da parte da McDonald’s superior a 260 mil euros, refletindo a aposta da marca neste projeto, que já apoiou mais de 600 jovens – e este ano irá apoiar mais 200 – a ingressar no Ensino Superior, ou concluir os seus estudos nas áreas que ambicionam.»

Com cerca de 10.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 194 restaurantes, no continente e nas ilhas, 92% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes.

.

Foto: McDonald’s Portugal

Scroll to Top