Na noite mais assustadora do ano

Halloween na adega

A noite mais assustadora do ano está a chegar e a José Maria da Fonseca quer assinalá-la da forma mais divertida. Num programa especial destinado a miúdos e graúdos, as portas da Casa-Museu José Maria da Fonseca e da Adega José de Sousa abrem-se na noite de 31 de outubro para uma visita guiada noturna, que inclui ainda uma prova de vinhos e sumos acompanhada por produtos regionais. 

Texto: Redação «human»

.

Na Casa-Museu José Maria da Fonseca, construída no século XIX e restaurada em 1923 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, os visitantes podem conhecer melhor a história da empresa familiar. As adegas antigas prometem ser um dos pontos áureos desta visita – a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagia, entre outros, o vinho Periquita, e a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos Moscatéis de Setúbal, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos, são locais imperdíveis.

Na Adega José de Sousa, uma das mais antigas e tradicionais do Alentejo, a visita guiada inclui dois espaços diferentes para a produção de vinhos, aliando a tradição com a inovação: a Adega dos Potes e a Adega Moderna. Com a maior coleção de ânforas de barro, que soma mais de 114, a Adega José de Sousa mantém um método de fermentação ancestral e raríssimo, iniciado há mais de 2000 anos pelos romanos. Para além da adega tradicional, abaixo do nível do solo, com as ânforas e dois lagares para a pisa, os visitantes terão oportunidade também de visitar a adega moderna, com 44 tanques de inox e toda a tecnologia indispensável para a vinificação de tintos e brancos.

Na noite de «Doce ou Travessura?» não podia faltar uma surpresa especial. Cada adulto inscrito receberá uma garrafa de moscatel Alambre, um tesouro da Península de Setúbal, e cada criança inscrita ganhará um pequeno saco de guloseimas para tornar a noite do Halloween ainda mais doce.

.

Informações

Halloween na Adega (oferta «Kit Halloween!», uma garrafa de moscatel Alambre por adulto e um saco de guloseimas por criança)

Adega José de Sousa – Reguengos de Monsaraz e Casa-Museu José Maria da Fonseca – Azeitão

31 de outubro

Horário: 19H00 – 21H00

Preço por adulto: 27 euros

Preço por criança (3 a 17 anos): 13 euros

Preço Família (2 adultos + 2 crianças): 70 euros

IVA incluído

O preço da entrada inclui visita guiada à adega, prova de três vinhos (adultos) e sumos (crianças) harmonizados com produtos regionais (queijo, enchidos, azeite e pão).

Mínimo 10 pessoas/ Máximo 25 pessoas

Sujeito a disponibilidade e com reserva antecipada no mínimo de 72 horas

Contactos: Adega José de Sousa, josedesousa@jmfonseca.pt, 918 269 569

Casa-Museu José Maria da Fonseca, enoturismo@jmfonseca.pt, 212 198 940

.

A José Maria da Fonseca

Fundada há mais de 185 anos, a José Maria da Fonseca tem uma posição de destaque nas áreas de produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos em Portugal, encontrando-se as suas marcas presentes em mais de 70 países. Ao longo dos anos a demonstrar uma crescente preocupação face aos fatores ambientais, a empresa orgulha-se de utilizar as melhores práticas no tratamento da vinha, na gestão dos recursos naturais, na sua preservação e na conservação, tendo sido a primeira produtora de vinhos certificada nesta área, ainda antes do aparecimento das normas ambientais ISO.

No final de 2021 a José Maria da Fonseca apostou na instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e concluiu com sucesso a sua certificação em sustentabilidade, segundo o referencial FAIR’N GREEN, sendo o primeiro produtor de vinhos português a obter esta certificação em sustentabilidade, após análise e consultoria detalhadas e exigentes.

O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de quarenta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do país.  Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material e de uma constante capacidade de renovação que, ao longo da sua história, e atualmente já na sétima geração, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores esperam e surpreendendo a cada passo.

.

A Adega José de Sousa

A Adega José de Sousa existe desde 1878 e foi adquirida pela José Maria da Fonseca em 1986, de forma a ser concretizado o antigo sonho de produzir vinho no Alentejo, numa propriedade carregada de prestígio e história. Situada em Reguengos de Monsaraz, é aqui que se mantém viva uma tradição iniciada pelos romanos há mais de 2000 anos. A Adega José de Sousa possui 114 talhas de barro, onde é realizado um método de fermentação ancestral e raríssimo. Para além da adega tradicional, abaixo do nível do solo, com as talhas e dois lagares para a pisa, possui também uma adega moderna, com 44 cubas de inox e com toda a tecnologia indispensável para a vinificação de tintos, brancos e rosés.

Na Adega José de Sousa ainda são utilizadas algumas das técnicas ancestrais de vinificação, sendo a mais emblemática a utilização da talha na fermentação das uvas. O essencial da vinificação em talha pouco mudou em mais de dois mil anos. Neste processo, as uvas previamente esmagadas a pé são desengaçadas na tradicional mesa de ripanço. Depois, o mosto, as películas e alguma parte do engaço são colocados dentro das talhas de barro, onde a fermentação ocorre espontaneamente. O uso das talhas confere especiarias e uma terceira dimensão ao vinho. Posteriormente, no caso do vinho branco é retirado e colocado numa nova talha, e o tinto é retirado da talha e estagia parte em barricas de castanho e parte em talhas. É um processo artesanal e natural, tanto quanto o vinho que dele resulta.

Do portefólio da Adega José de Sousa fazem parte os seguintes vinhos: Montado – branco, tinto e rosé; Ripanço; Monte da Ribeira – branco e tinto; José de Sousa, José de Sousa Reserva, José de Sousa Mayor; J de José de Sousa; Puro Talha – branco e tinto.

A Adega José de Sousa possui ainda uma unidade de enoturismo, que se encontra aberta para visitas guiadas, provas de vinhos, vinhos e petiscos e ainda tem a possibilidade de receber grupos para visita.

Scroll to Top