O programa Executive MBA do The Lisbon MBA Católica | Nova voltou a subir no ranking EMBA Financial Times 2023, tendo alcançado o melhor resultado de sempre, com a ascensão de 21 posições, para se tornar o trigésimo quarto melhor Executive MBA da Europa e o sexagésimo terceiro melhor do mundo.
Destaca-se ainda que o The Lisbon MBA é o único MBA em Portugal continuamente presente nos prestigiados rankings do «Financial Times» desde 2013, com ambos os programas – International MBA e Executive MBA –, o que o torna o líder nacional incontestado e num MBA de topo a nível verdadeiramente mundial.
Além da subida na posição global, destaca-se também o aumento salarial em 73% três anos após a conclusão do programa, com um salário médio anual bruto próximo de 182.000 dólares, e um elevado índice de funções de senioridade dos estudantes após a graduação. De salientar ainda que, comparando os rankings de 2022 e 2023, este valor representa o maior aumento salarial entre todos os programas de Executive MBA classificados no ranking, apresentando uma subida de 35%. Esta evolução positiva mostra bem o continuado aumento de qualidade do The Lisbon MBA Executive, bem como o extraordinário percurso profissional dos seus graduados.
Liderando as tendências atuais, o The Lisbon MBA, uma parceria pioneira entre a Católica-Lisbon e a Nova SBE, posiciona-se também entre os 10 melhores MBAs da Europa nos critérios de medição da pegada de carbono e entre os 30 primeiros na classificação ESG (Environment, Social e Governance), que avalia os programas relativamente à cobertura das questões éticas, sociais e ambientais.
Com um perfil marcadamente global que compreende 41% de professores internacionais e cerca de 20% de estudantes internacionais que representam atualmente 17 nacionalidades, o Executive MBA do The Lisbon MBA é uma ferramenta para o desenvolvimento das competências interculturais dos estudantes, que traz uma diversidade de perspetivas e horizontes.
Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA, refere: «Esta distinção é de extrema importância para todos os nossos stakeholders e representa o reconhecimento do investimento contínuo na excelência da nossa oferta. O sucesso dos programas é baseado numa combinação de fatores, desde as parcerias com escolas de negócio de topo internacionais ao corpo docente de grande prestígio. A nossa abordagem educativa vai além do conhecimento dos fundamentos e das tendências dos negócios, concentrando-se no desenvolvimento de competências de gestão e liderança que as organizações procuram nos seus gestores, de forma a alcançar um crescimento sustentável e prosperar num ambiente em constante mudança, criando impacto positivo nas empresas e na sociedade.»
Já Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, e Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, assinam as seguintes declarações, em comunicado conjunto: «Esta posição de topo do The Lisbon MBA, que subiu este ano mais 21 posições, reflete o sucesso do programa e a excelente carreira profissional dos seus graduados. Reflete também o sucesso da nossa parceria, que reúne três escolas de renome mundial para colocar Portugal no mapa dos MBAs de excelência, atraindo talentos de todo o mundo. O futuro é construído através do desenvolvimento de talentos e de líderes mais humanos, inovadores e inclusivos, capazes de liderar com propósito. A Católica-Lisbon e a Nova SBE vão continuar a trabalhar para reforçar o seu posicionamento como escolas de negócios de prestígio mundial, trabalhando em parceria com os melhores e atraindo para o The Lisbon MBA os melhores talentos executivos do mundo.»
Mais informações sobre o ranking aqui.