Portugal Agora debate aprendizagens e competências para o futuro

A plataforma Portugal Agora organiza amanhã, dia 12 de outubro, pelas 18H30, a conferência «Aprender@PT: Transformar o modelo de educação e formação para os desafios do futuro». O evento decorrerá na cidade do Porto (Instituto Superior de Engenharia do Porto, Auditório Vítor Santos).

É o primeiro evento do projeto Aprender@PT, sendo que se pretende formular soluções para passar da estratégia à ação na questão da educação e do desenvolvimento de competências, com base num princípio essencial: o foco nas aprendizagens, como ponto de partida, e não no sistema de educação, que deve ser uma consequência. E, em concreto, elencar medidas que podem acelerar esta transformação em Portugal e que coloquem o capital humano no centro de uma visão para o século XXI.

A agenda é a seguinte:

18H15 – Receção dos participantes

18H30 – Introdução

Carlos Sezões (Portugal Agora)

18H40 – Painel de debate

António Portela (Bial)

Maria João Viamonte (Instituto Superior de Engenharia do Porto)

Bento Aires (Ordem dos Engenheiros)

20H00 – Encerramento

A entrada é livre, mediante inscrição prévia aqui.

Segundo Carlos Sezões, presidente da platafoma «este evento pretende fazer uma análise prospetiva e consolidar propostas para um novo paradigma de aprendizagem». Ou seja, «como dotar crianças, jovens e adultos das capacidades (pessoais, sociais) que lhes permitam, por um lado, uma saudável inserção e construção de valor na sociedade, e, por outro, competências para enfrentarem os desafios do trabalho deste século XXI», assinalou.

A plataforma Portugal Agora é um projeto que pretende promover uma visão para o nosso país assente em três dimensões (Atratividade, Conhecimento, Empreendedorismo), com o intuito de facilitar a passagem da estratégia à ação – gerando propostas concretas para políticas públicas ou iniciativas da sociedade civil. Foi construído por um grupo de cidadãos (mais de 350 subscritores, que já constam no website).