Palco, uma ferramenta de mentoring

Uma ferramenta de mentoring apresentada por João Catalão, que começa por assinalar que «não há processo do mentoring sem que haja da parte do mentee um desejo», o de palco. «Eu quero ser, eu quero ter, etc. Senão para que é que queria um mentor?», interroga-se João Catalão, assinalando que «o problema é quando o mentor pensa que o palco do mentee é aquilo que é o seu palco».

.

Vídeo 198: Mentoring talksPalco (Por João Catalão)

Alinhar expectativas com potencial concretizador passa pela tomada de consciência do mentee e do mentor sobre o que é ambição e o que é potencial. Esta ferramenta estimula o mentee a agir dentro da sua própria realidade e não da projeção da realidade do mentor na sua realidade.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.