Nova country director da Too Good To Go em Portugal

A Too Good To Go anunciou Maria Tolentino (na foto) como country director da marca em Portugal. Depois de ingressar na empresa em abril de 2022, para exercer funções na liderança das equipas de gestão de parceiros e operações, acrescentou em dezembro a responsabilidade sobre a equipa de vendas.

A nova country director partilha: «Este é um desafio entusiasmante e de responsabilidade acrescida. Quando me juntei à Too Good To Go, senti de imediato que era um espaço onde poderia levar a cabo uma missão muito relevante para a vida das pessoas. Pareceu-me a oportunidade certa para aplicar todo o conhecimento de eficiência e competências de liderança que desenvolvi ao longo da minha carreira, neste caso, a uma escala alargada a toda a sociedade. A isto, some-se a possibilidade de integrar uma empresa Bcorp, com um ritmo de crescimento e uma presença internacional ao nível de uma scale-up, e com valores de organização fortes e coerentes com a sua missão.»

Num período de expansão da empresa em Portugal, Maria Tolentino pretende aumentar ainda mais o reconhecimento da marca no mercado e, dessa forma, continuar a expandir a comunidade de utilizadores, bem como os principais clientes e parceiros que combatem diariamente o desperdício alimentar através das suas atividades no mercado. É também seu objetivo diversificar e aumentar as ofertas da Too Good To Go e reforçar a proposta de valor da marca. Tudo isto para contribuir claramente para o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 12.3 da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa reduzir para metade o desperdício alimentar até 2030.

Em Portugal, a Too Good To Go tem cerca de quatro mil parceiros e 1,6 milhões de utilizadores. Para 2023, pretende aumentar em pelo menos 40% o total de refeições salvas, face ao ano transato, através de um crescimento ao nível das parcerias entre 10 a 15%, bem como de 30% nos utilizadores ativos da plataforma.

Desde a entrada no nosso país, em 2019, foram salvas mais de 3,3 milhões de refeições, o que representa acima de 8,2 milhões de Kg/Co2e evitados. Ao encontro dos objetivos para este ano, até julho subiu o número de refeições salvas, mais 46,6% em comparação a igual período de 2022. Evoluiu, igualmente, o total de utilizadores que salvam alimentos na aplicação (mais 37,8%), de acordo com os registos efetuados entre janeiro e julho de 2023, também face a 2022.

Com formação em Economia Social e Gestão de Recursos Humanos, Maria Tolentino construiu a sua trajetória profissional na área de operações e desenvolvimento de negócio. Conta com experiências em ambientes mais corporativos, como o BNP Paribas, e posteriormente em contexto de start-up tecnológica, na Landing.Jobs, onde desenvolveu competências de liderança e estratégia, até se juntar à Too Good To Go.

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A empresa

A Too Good To Go é uma empresa de impacto social com certificação B Corp, com a missão de inspirar e empoderar a comunidade a combater, em conjunto, o desperdício alimentar. Desde o seu lançamento em 2016, a Too Good To Go app cresceu para mais de 81 milhões de utilizadores registados e 140.000 parceiros comerciais ativos em 17 países na Europa e na América do Norte, tornando-se na aplicação número um no mercado para salvar excedente alimentar.

Através da aplicação, a comunidade da Too Good To Go conecta-se para salvar alimentos não vendidos, de uma variedade de parceiros comerciais que inclui supermercados, lojas, restaurantes e fabricantes, entre muitos outros. Em sete anos de operação, a Too Good To Go ajudou a evitar que mais de 250 milhões de refeições fossem desperdiçadas, o equivalente a 575.000 toneladas de CO2e evitadas.

A app chegou a Portugal em outubro de 2019 e em apenas quatro anos já conta com mais de 1,6 milhões de utilizadores e mais de 3.900 estabelecimentos. Uma comunidade que, no seu conjunto, já salvou mais de três milhões de surprise bags por todo o país, o equivalente a ter evitado a emissão de 7.500 toneladas de CO2e.

Estima-se que 40% de todos os alimentos produzidos sejam desperdiçados a cada ano, o que causa cerca de 10% das emissões globais dos gases de efeito estufa produzidas pelo ser humano (WWF, 2021). É por este motivo que o combate ao desperdício alimentar é apontado como a principal solução para a resolução da crise climática (Project Drawdown, 2020).

A Too Good To Go também desenvolve projetos e estabelece parcerias com empresas, famílias, escolas e governos, com o objetivo de criar uma mudança real na forma como é legislada, educada e praticada a redução do desperdício de alimentos.

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