Apostar em organizações family friendly

Fundada por Paula Costa (na foto), a Parents & Partners surgiu da necessidade de a área de recursos humanos, os líderes, os especialistas em diversidade e inclusão, assim como os próprios colaboradores que têm filhos, desenvolverem soluções especializadas de apoio ao regresso ao trabalho e conciliação com a vida familiar e pessoal.

É de assinalar, refere Paula Costa, que apesar de 92% dos portugueses terem filhos ou considerarem vir a ter, 70% dos pais sentem dificuldade em conciliar parentalidade e carreira. Será possível então integrar a vida familiar e o exercício de uma profissão, com altos níveis de satisfação e produtividade?

A especialista defende que a temática da gestão parentalidade-carreira em Portugal é um tema que requer coragem e vulnerabilidade por parte dos empregadores, razão pela qual a Parents & Partners quer posicionar-se no mercado como um veículo facilitador dessa jornada. Na certeza de que o futuro se constrói com organizações family friendly.

E ainda refere: «Os trabalhadores com filhos experienciam enormes desafios no regresso ao trabalho, após o gozo das licenças parentais. Não raras vezes, a falta de adequação das jornadas de trabalho à nova realidade familiar conduz algumas empresas à perda de quadros técnicos de valor inestimável. Noutros casos, a desproporção do volume de trabalho e da carga horária traduz-se numa diminuição da produtividade ou dos níveis de satisfação, o que compromete a capacidade de inovação e o enfrentamento dos desafios laborais quotidianos. Mas com uma estratégia adequada, estas questões podem ser ultrapassadas, com ganhos para as empresas e para os colaboradores. Redução de custos com absentismo e rotatividade, melhoria da produtividade e aumento dos índices de felicidade, são alguns dos objetivos que a Parents & Partners se propõe atingir em parceria com as empresas.»

Através das sessões deconsultoria para capacitação, a Parents & Partners apoia os quadros diretivos na tarefa de assessment e na definição de um plano de ação adequado à realidade específica de cada organização, com soluções criativas para os pacotes de benefícios no apoio à parentalidade.

A Parents & Partners coloca também ao serviço das empresas oportunidades de capacitação dos colaboradores, através de palestras e conferênciassobre estratégias de harmonia entre parentalidade e carreira, gestão de emoções em períodos de mudança pessoal e laboral e ainda distribuição equitativa da carga mental e igualdade de género.

Com a facilitação dos workshops de diálogos colaborativos, a Parents & Partners convida pequenos grupos de trabalhadores a debater slowparenting, parentalidade e liderança consciente, e parentalidade ágil, com vista ao reconhecimento dos desafios e das conquistas do novo modelo pessoal e profissional em que estão inseridos e à prática de empatia no ambiente de trabalho.

Acima de tudo, a Parents & Partners propõe-se «desenvolver um trabalho de gestão das relações, facultando ferramentas que permitam aos líderes transformar intenções aparentemente inviáveis em alternativas exequíveis, com vista a uma cultura organizacional integradora da parentalidade, respeitadora da igualdade de género e promotora de relações sólidas, honestas e de confiança», refere ainda Paula Costa, para logo assinalar: «Cuidar de quem cuida é lucrativo para a humanidade.»

.

Paula Costa

Paula Costa é mentora de working moms. Já trabalhou na Disney Resorts e tem experiência de mais de 10 anos em ambiente corporate. Fundou os projetos YesMomYouCan.com e Parents & Partners, que apoiam a conciliação da parentalidade e do percurso profissional com a envolvência de quem tem e não tem filhos, contribuindo assim para o impacto social positivo em Portugal. 

Certificada em Inteligência Emocional e Social, Coaching Materno e mais recentemente especialista em Liderança Feminina pela Nova SBE, Paula Costa é praticante de slow living e agente da mudança através da CNV (comunicação não-violenta). Guardiã do pós-parto contemporâneo, é mãe de um rapaz e de uma rapariga que, diz, a «tornam melhor ser humano a cada hora».

Scroll to Top