Um novo curso executivo de ética empresarial

Numa altura em que a ética empresarial e a compliance desempenham um papel fundamental no sucesso organizacional, a Católica Porto Business School (CPBS) lança um novo curso executivo, denominado «Chief Ethics & Compliance Officer», que arranca já em outubro. Em 48 horas, repartidas por dois meses, pretende-se dar a conhecer e apoiar a construção de uma cultura ética organizacional, desenvolvendo as competências necessárias à gestão do desempenho ético numa empresa. Há três bolsas de estudo disponíveis para gestores seniores de organizações sem fins lucrativos.

Num comunicado da CPBS são partilhadas declarações de Helena Gonçalves e Raquel Campos Franco, diretoras do curso, que assinalam: «Este curso executivo, que concilia conhecimento teórico e prático, tem como propósito apoiar os atuais e futuros gestores das áreas da ética e/ ou compliance – comummente nomeados como chief ethics and compliance officers – para que se sintam mais seguros e possam ser verdadeiros promotores de um clima e de uma cultura ética nas organizações.»

O programa do curso tem como principais objetivos a identificação das questões-chave da ética empresarial e o conhecimento dos múltiplos mecanismos e ferramentas que podem ser utilizados para a sua promoção nas organizações. Os participantes terão a oportunidade de aprender com testemunhos de grandes empresas nacionais e internacionais, participando também em debates e analisando casos de estudo.

A realização do curso poderá dar ainda acesso ao «Shared Mentoring Chief Ethics & Compliance Officer Program», que será realizado seis meses após a conclusão. Trata-se de uma formação adicional que consiste em sessões de partilha e reflexão individual e coletiva de desafios reais enfrentados nas áreas da ética e compliance, contando com o apoio de gestores seniores experientes nesse campo. O programa visa consolidar a aprendizagem anteriormente adquirida e proporcionar um espaço para troca de experiências com profissionais nacionais e internacionais.

A candidatura às três bolsas referidas pode ser efetuada junto da Direção do curso, através de curriculum vitae e carta de motivação, sendo a seleção feita com base numa análise de perfil de acordo com critérios de experiência, competências e conhecimentos.

O curso arranca no mês de outubro e terá uma duração de 48 horas em regime híbrido, que funcionará dois dias por semana, em formato blended. São parceiras desta formação as seguintes entidades: ACEGE, Associação Comercial do Porto, AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, GRACE, Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, rbms Sociedade de Advogados e visionware.

Mais informações aqui.

.

Nota: imagem CPBS