Regresso às aulas

Zippy promove a autonomia das crianças

É com a filosofia Big Me «Forma da tua forma» que a Zippy procura promover a autonomia das crianças. Trata-se de uma campanha desenvolvida em parceria com criativos do Clube da Criatividade de Portugal e o apoio do professor de Pediatria e de Saúde Pública Mário Cordeiro

Texto: Redação «human»

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Depois das férias de verão, chega um novo ano escolar. Consciente da importância deste momento para o desenvolvimento das crianças, a Zippy aposta em atributos nos seus produtos que promovem a autonomia dos mais novos, ajudando-os a saber como vestir e calçar sozinhos. Através de um convite para integrar o Festival Clube da Criatividade de Portugal, lançou o desafio aos jovens criativos para trabalharem a comunicação da filosofia Big Me e, nesta campanha de regresso às aulas, apostou na proposta criativa de Pedro Fonseca Almeida e Duarte Brito Cunha, e conta com a chancela do professor Mário Cordeiro no conteúdo mais técnico e informativo.

O conceito Big Me vai acompanhar esta campanha de regresso às aulas com produtos que apresentam um design e alguns atributos diferenciadores para que as crianças comecem a desenvolver a sua autonomia na hora de vestir. As calças têm um botão decorativo que esconde as suas molas práticas e tornam a tarefa de as apertar muito mais fácil e rápida; o terceiro botão de todas as camisas, blusas ou batas tem uma linha no próprio botão e na casa correspondente, diferente de todos os outros, para que as crianças identifiquem qual o primeiro a abotoar; as sapatilhas possuem semicírculos nas palmilhas, facilitando a identificação correta para cada pé, formando um círculo perfeito quando juntas corretamente, e são equipadas com velcros garantindo que as crianças as possam calçar sozinhas e de forma prática. Todos estes atributos são representados por símbolos que se apresentam nos artigos, o círculo associado à casa de botão com cor diferente, o semicírculo às palmilhas, o triângulo às molas nas calças e o retângulo aos velcros. 

A campanha deste ano pretende assim promover a autonomia das crianças, dando-lhe algumas ferramentas para se tornarem mais independentes e, consequentemente, crescerem com mais confiança e autoestima.

Filipa Bello, head of brand and creative da Zippy, refere: «O Big Me é a filosofia da Zippy que reforça a grande missão da marca: simplificar o dia-a-dia das famílias, dando-lhes mais tempo e disponibilidade para se focarem no que realmente importa. Neste regresso às aulas, quisemos mostrar o modo como até o nosso produto é trabalhado com um design pedagógico e dar a conhecer os atributos práticos dos nossos artigos que promovem a autonomia das crianças, e aqui foi fundamental o apoio do pediatra Mário Cordeiro. Isto posiciona a Zippy como a primeira marca que não se limita a ter apenas formas de vestir, mas que forma a vestir. O projeto que o Pedro e o Duarte apresentaram correspondeu muito às nossas expetativas e é importante destacar que o nosso conceito de campanha vive muito do talento e da criatividade deles. Foi uma verdadeira colaboração de mãos dadas.»

Mário Cordeiro assinala por sua vez: «O Centre for Diseases Control, dos Estados Unidos, estabeleceu em 2021, depois de analisados diversos estudos, que uma criança deve saber vestir-se e calçar-se normalmente entre os seis e os oito anos. Tudo o que possa ajudar uma criança a desenvolver estes parâmetros, e também a ser mais organizada e metódica, contribui para estruturar e solidificar esta aprendizagem e trazê-la para boas escolhas precoces.»

Num comunicado da empresa é ainda apresentada uma declaração conjunta de Pedro Almeida e Duarte Cunha: «A identidade visual e o posicionamento da Zippy é algo que nos atrai bastante enquanto criativos. Desenvolver uma campanha 360 para um dos principais pilares da marca que é a filosofia Big Me foi um desafio que nos fez crescer e, para nós, sermos reconhecidos por uma marca como a Zippy é muito valioso.»

A comunicação deste regresso às aulas culmina com a criação de um Yearbook da escola Big Me, que forma as crianças como especialistas em vestir-se e calçar-se sozinhas, cada uma na sua própria especialidade. Tal como um Yearbook, regista as conquistas e aprendizagens ao longo do ano letivo e celebra as habilidades que as crianças já dominam. Em alguns elementos de comunicação aparecerem palavras rasuradas com o objetivo de enfatizar a importância de conquistarem a autonomia nas tarefas importantes do dia-a-dia, embora as crianças ainda estejam a aprender a ler e a escrever.

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