Formação nas empresas

Dicas para criar uma cultura de aprendizagem de sucesso

As mais recentes movimentações no mercado de trabalho têm sido principalmente fomentadas pelo talento jovem e mostram que os colaboradores têm novas necessidades e que o salário já não é o único fator de retenção. Entre as prioridades demonstradas, encontra-se o desenvolvimento pessoal e profissional, que pode ser conseguido através da formação e do desenvolvimento pessoal dos profissionais – ferramentas quer de atração e retenção de talento, quer de crescimento e inovação da organização.

Texto: GoodHabitz

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Perante esta realidade, a GoodHabitz, empresa em destaque na Europa em e-learning corporativo, deixa algumas estratégias para que as empresas possam implementar uma cultura de aprendizagem eficaz, permitindo-lhes ganhar vantagem no mercado. São cinco:

1. Ter a liderança como exemplo em todo o processo

Os líderes assumem um papel de elevada importância a diversos níveis nas empresas, nomeadamente aquando do momento de construção de uma cultura de aprendizagem de sucesso na sua estrutura. Para o fazerem, devem dar o exemplo e mostrar compromisso e entusiasmo no processo de formação que estão a aplicar e nos resultados obtidos, sendo que este comportamento irá motivar e inspirar os restantes colaboradores a iniciarem os seus programas de desenvolvimento pessoal. A Schréder, empresa líder mundial no fornecimento independente de soluções de iluminação exterior é exemplo disto, já que um dos grandes passos no processo de fortalecimento da sua cultura de aprendizagem foi exatamente com um testemunho em primeira mão do chief executive officer (CEO) sobre a sua experiência pessoal de aprendizagem através das oportunidades de formação colocadas à disposição pela empresa, gesto que teve um enorme impacto entre os colaboradores.

2. Estimular a colaboração e partilha de conhecimento

O ambiente das empresas é bastante importante no processo de implementação de novas estratégias. No caso da formação, promover um clima de valorização e colaboração entre os profissionais, assim como de partilha de conhecimentos e experiências retidas, pode beneficiar a adesão dos mesmos à aprendizagem. Este ambiente pode ser estimulado através de ações simples, como a dinamização de brainstormings onde cada um terá espaço para partilhar ideias criativas no que respeita à formação, com a implementação de plataformas de colaboração ou até com reuniões de partilha de conhecimentos.

3. Fornecer recursos e oportunidades de formação

Novamente, o exemplo está no centro da ação: torna-se difícil promover uma cultura de aprendizagem caso a própria empresa não disponibilize recursos ou oportunidades de formação. Será, portanto, essencial que as organizações promovam workshops, disponibilizem plataformas de formação on-line, como a GoodHabitz, por exemplo, ou programas de mentoria e desenvolvimento para incentivar os colaboradores a estarem, de facto, envolvidos no seu processo de desenvolvimento. Por sua vez, caso não seja possível disponibilizar estes recursos, numa fase inicial as empresas poderão incentivar os profissionais a participar em conferências ou eventos relacionados com as suas áreas de interesse, como forma de dar o primeiro passo no sentido do desenvolvimento.

4. Reconhecer e recompensar

Todas as pessoas gostam de ser valorizadas e recompensadas pelos seus feitos. Então, reconhecer e valorizar esforços e conquistas dos colaboradores durante o processo de aprendizagem, quer através de distinções, quer de oportunidades de evolução de carreira, fomentará a adesão dos profissionais à formação.

5. Avaliar e adaptar

A par de uma cultura de aprendizagem deve também ser promovida uma cultura de feedback regular, de modo que seja possível avaliar frequentemente o progresso efetivo da cultura organizacional e dos próprios profissionais. Deverá haver espaço, sempre que necessário, ao longo deste processo, para adaptar e ajustar ações ou opções, de modo que se possa melhorar continuamente e fazer evoluir a formação na organização.

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Soluções como a GoodHabitz, empresa de e-learning que funciona com base num modelo de subscrição pioneiro no mercado, podem ser a resposta para apoiar as empresas no processo de fomentação de uma cultura de aprendizagem. No caso da GoodHabitz, que possui uma oferta de conteúdos de formação em formato micro-learning altamente apelativos e suportados por uma metodologia de aprendizagem que promove o engagement dos colaboradores, oferece às organizações e aos seus profissionais o acesso a mais de 100 cursos on-demand e assessments que potenciam competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.

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Nota: imagem GoodHabitz.

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»»»» A GoodHabitz acredita que são as pessoas que fazem as empresas avançar. Por isso mesmo, o desenvolvimento pessoal é crucial para qualquer organização, sendo que a GoodHabitz oferece experiências de aprendizagem digital que permitem que o desenvolvimento pessoal realmente funcione para toda e qualquer pessoa. O seu conteúdo cativante e a abordagem única foram concebidos para mobilizar as pessoas, as equipas e consequentemente as organizações. A GoodHabitz foi fundada nos Países Baixos e está atualmente presente em mais de 20 países. Conta com mais de 2,500 clientes, desde grandes empresas a pequenas e médias empresas (PME), em diversos sectores.

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