Ser CEO por um mês no Grupo Adecco

Programa internacional criado pelo Grupo Adecco, o «CEOforOneMonth» desafia jovens a acompanharem durante 30 dias a pessoa que tem responsabilidades de country manager. No caso de Portugal, trata-se da chief executive officer (CEO), Alexandra Andrade. Os candidatos passam por várias etapas onde respondem a alguns desafios, submetem-se a uma entrevista para que apenas um possa representar Portugal. Este ano, será Leonor Silva (na foto) a acompanhar a CEO da Adecco no nosso país.

O programa é um marco internacional que conta já com 13 edições, e que em Portugal começou em 2016. Foi reconhecido como um programa transformador, onde a aprendizagem e a clareza de objetivos se destacam. Muitos dos vencedores já estão no mercado de trabalho, alguns inclusive no Grupo Adecco, em cargos de destaque.

Acompanhar de perto a gestão de topo de uma empresa é o propósito dos candidatos, que participam em reuniões com clientes e com a Administração, aprendem as estratégias de tomada de decisão e passam por todas as áreas da empresa.

 .
Processo de seleção

Para que esta escolha seja possível, as etapas do recrutamento são cruciais. Entre quase 1.000 inscrições, onde foram escolhidos perfis diferenciados, com áreas de estudo distintas, o top 10 esteve presente num bootcamp na sede da Adecco, em Lisboa.

A estes 10 jovens foi lançado um desafio: Identificar as skills do futuro do mercado. No final desta etapa foram divididos em duas equipas para que pudessem debater o tema «o que pretendem os jovens e como as empresas podem corresponder a essas necessidades».

Após essa etapa, três candidatos avançaram para uma entrevista presencial com a CEO da Adecco Portugal. Num contato mais próximo, puderam trocar ideias, objetivos e ambições, com o objetivo de encontrar a perfeita sintonia entre as partes envolvidas.

Leonor Silva foi a selecionada e está agora prestes a viver uma experiência única. Seguir os passos da CEO da Adecco Portugal é apenas o começo; como «CEOforOneMonth», terá a oportunidade de realizar projetos internacionais para o Grupo Adecco, seja individualmente ou em parceria com os vencedores de outros países. Esta experiência permitir-lhe-á estabelecer relações interpessoais enriquecedoras e desenvolver novas habilidades. Ao mesmo tempo, decorre um desafio internacional para repetir a experiência, mas desta vez com o CEO Global do Grupo Adecco, na Suíça.

Licenciada e mestranda em gestão, Leonor Silva, natural de Braga, referiu: «Desde o momento em que conheci o conceito do programa ‘CEOforOneMonth’ fiquei imediatamente inspirada pela sua abordagem inovadora. A ideia de desafiar os limites convencionais do mundo dos negócios despertou a minha curiosidade e a vontade de participar.» Acrescentou ainda: «A produção de um vídeo para o processo seletivo foi o desafio que me tirou da minha zona de conforto. Considero-me uma pessoa perfeccionista, e por isso a princípio foi difícil selecionar apenas as informações mais relevantes, fazendo, portanto, várias gravações.» Quando questionada sobre o seu ponto forte, Leonor acredita ter-se destacado pela autenticidade: «Durante o processo de seleção, procurei ser genuína e transmitir a minha paixão e o entusiasmo em fazer parte do programa e integrar a equipa da Adecco», partilhou.

Passadas quatro semanas a acompanhar a CEO da Adecco Portugal, Leonor Silva classificou a experiência como «incrível e memorável, uma oportunidade única de conhecer os desafios de gestão da empresa, desenvolvendo competências pessoais em um mês que não desenvolveria em um ano».

Da mesma forma, a visão da própria CEO da Adecco Portugal, Alexandra Andrade, incide sobre «uma imensa satisfação em poder desenvolver jovens de forma tão próxima, em especial as competências pessoais em contexto real da empresa, sem esquecer o privilégio em receber diretamente desta nova geração as suas expectativas em relação ao mercado».

As inscrições para o programa em 2024 irão abrir durante o próximo mês de janeiro.

Scroll to Top