O Santander foi distinguido como «Melhor Banco em Portugal 2023» pela revista Euromoney, no âmbito dos Euromoney Awards for Excellence 2023, que elegem as instituições que apresentam os melhores serviços junto dos seus clientes, evidenciando liderança, inovação e dinamismo nos mercados onde operam.
A publicação destaca os excelentes resultados do Santander Portugal em 2022: «Este crescimento foi acompanhado de eficiência e o banco teve o melhor rácio de eficiência do mercado no ano passado, com 37,6%. Também está muito bem capitalizado, com um rácio CET 1 de 16,2%, muito acima dos requisitos regulatórios.»
Pedro Castro e Almeida, presidente da Comissão Executiva do Santander Portugal, afirma: «Em nome do Santander Portugal, estou muito orgulhoso de termos sido distinguidos como o ‘Melhor Banco em Portugal 2023’ pela revista Euromoney. Este prémio reflete o nosso empenho e compromisso contínuo em melhorar constantemente os nossos serviços e proposta de valor para os nossos clientes. No entanto, mais do que tudo, representa a força incrível dos nossos colaboradores, que trabalham diariamente para servir os nossos clientes da melhor forma possível.»
Além desta distinção, o Santander recebeu três prémios de «Melhor Banco do Mundo», pela primeira vez nos Awards for Excellence da Euromoney: «Melhor Banco do Mundo para PME» [pequenas e médias empresas], «Melhor Banco do Mundo para a Inclusão Financeira» e «Melhor Banco do Mundo nos Mercados Emergentes». Foi igualmente galardoado, na categoria de PME, como «Melhor Banco para PME na Europa Ocidental»’.
No prémio de PME, a revista destacou a forma como o Santander está «a combinar a assessoria com os produtos para impulsionar o crescimento junto dos clientes» e «a aproveitar a oportunidade que se apresenta no segmento das PME de construir relações, através do apoio financeiro e não financeiro».
É a terceira vez em seis anos que o Santander é nomeado «Melhor Banco do Mundo para PME», e o terceiro ano consecutivo que é nomeado como o «Melhor Banco do Mundo para a Inclusão Financeira». O Santander atingiu o seu compromisso de inclusão financeira, com mais de 10 milhões de pessoas apoiadas desde 2019, e tem como objetivo proporcionar acesso e financiamento a mais cinco milhões de pessoas até 2025. Como parte destes programas de inclusão financeira, concedeu 950 milhões de euros em microcréditos em 2022, principalmente no Brasil e no México.
A publicação também destacou o êxito do Santander na América Latina, nomeando-o o melhor banco na região e «Melhor Banco para Wealth Management na América Latina». De acordo com a Euromoney, o banco «tem a capacidade de operar localmente com a profundidade de um banco nacional, ao mesmo tempo que tira partido das vantagens da sua rede global».
O Santander foi ainda reconhecido como melhor banco na Argentina, no Chile, no México, na Polónia e no Uruguai.