O que os CEOs devem ter em conta na implementação de IA Generativa

Num contexto em que a Inteligência Artificial (IA) está a evoluir a um ritmo extremamente acelerado, e mesmo assim existem executivos a considerar a viabilidade de incorporar esta tecnologia nos seus modelos de negócio, a McKinsey & Company acaba de publicar o estudo «What every CEO should know about generative AI» (ver aqui). Neste estudo oferece sete recomendações-chave para que as empresas possam começar a trabalhar com IA Generativa e os chief executive officers (CEOs) saibam como e quando agir.

A análise da consultora indica que, embora seja verdade que a IA tenha avançado significativamente num curto período, ainda não atingiu o nível de precisão esperado, o que tem suscitado algumas reservas entre os CEOs. Nesse sentido, o relatório divulgado tem como objetivo apresentar um conjunto de recomendações a ter em conta, entre as quais se destaca a organização. De facto, a IA Generativa requer uma abordagem clara e coordenada, dadas as suas probabilidades de risco únicas e a sua capacidade de ser aplicada em qualquer área de uma empresa. Assim, a McKinsey propõe a criação de um grupo de trabalho específico para identificar e priorizar os melhores use cases e, desta forma, permitir a sua aplicação segura e coordenada.

Por outro lado, a facilidade de implementação da IA Generativa pode levar as empresas a aplicá-la apenas em situações pontuais. No entanto, de acordo com a análise realizada, torna-se fundamental as empresas focarem-se nas áreas que permitam gerar maior valor e na combinação de tecnologias que possibilite novas formas de trabalhar. A esta recomendação, a McKinsey chamou «reimaginar».

Outra recomendação que deve ser considerada é a de capacitar. De acordo com o estudo da consultora, para aproveitar todo o potencial desta tecnologia é necessário ter uma grande quantidade de dados e a tecnologia mais moderna. Além disso, tendo em conta que a IA está a evoluir a um ritmo elevado, o que exige que as empresas ajam com rapidez para garantir uma vantagem competitiva, construir apresenta-se como outra das recomendações-chave no processo de implementação da IA Generativa.

Outro fator importante é o equilíbrio. A análise da McKinsey aponta que, embora as oportunidades para gerar valor sejam abundantes, os CEOs geralmente têm em conta o equilíbrio entre os benefícios e os riscos envolvidos na IA Generativa. Nesse sentido, é importante estabelecer princípios éticos e diretrizes de utilização que tenham em consideração os riscos específicos de cada caso.

Benjamin Vieira, sócio da McKinsey & Company, afirma: «Cada CEO deve trabalhar com a equipa executiva de modo a refletirem sobre onde e como participar. Alguns executivos podem decidir que a IA Generativa apresenta uma oportunidade de transformação para as suas empresas, oferecendo a possibilidade de reinventar tudo, desde investigação e desenvolvimento (I&D) até marketing, vendas e apoio ao cliente. Outros podem optar por começar gradualmente esta implementação e escalar no futuro. Uma vez tomada a decisão, existem abordagens técnicas que os especialistas em IA podem seguir para executar a estratégia, dependendo de cada caso e da área.»

O relatório também menciona que é importante aliar. Ou seja, criar e manter um conjunto equilibrado de parcerias que permitam às empresas avançarem de uma forma mais rápida. Recomenda-se também estabelecer parcerias com fornecedores e especialistas para criar aplicações e aproveitar os avanços tecnológicos mais recentes, bem como o suporte técnico.

Os diferentes use cases mostram que são necessários diferentes níveis e quantidades de competências técnicas. Nesse sentido, a McKinsey recomenda contratar profissionais adequados para desenvolver ferramentas de IA Generativa, bem como capacitar e educar o capital humano existente. Desta forma, é possível alcançar a última das recomendações mencionadas no estudo, que é focar.

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Colocar a IA Generativa em funcionamento

A análise da McKinsey destaca que, embora haja diferentes níveis de investimento e requisitos técnicos necessários para implementar a IA Generativa, é importante considerar que a falta de ação pode fazer com que uma empresa fique rapidamente para trás em relação à concorrência.

O estudo acrescenta que atualmente grande parte da utilização, embora nem sempre todo o valor, da IA Generativa numa organização tem origem nos trabalhadores que utilizam recursos integrados no software já existente. Por exemplo, os sistemas de e-mail podem oferecer a opção de escrever os primeiros rascunhos de mensagens, as aplicações de produtividade podem criar o primeiro rascunho de uma apresentação com base numa descrição, ou o software financeiro pode gerar uma descrição das características principais num relatório financeiro.

Benjamin Vieira, afirma ainda: «A tecnologia de IA Generativa está a avançar rapidamente. Por exemplo, a OpenAI lançou a 13 de março o GPT-4, que oferece melhorias significativas, de 40%, em relação à precisão e à mitigação de erros em comparação com o GPT-3.5. No entanto, ainda existem alguns CEOs que são cautelosos ao lidar com este tipo de ferramenta e procuram conhecê-la melhor testando-a em alguns use cases antes de fazer grandes investimentos. Mas é certo que o ciclo de lançamento, a quantidade de startups e a rápida integração em aplicações de software existentes são notáveis. Estas ferramentas são ideais para automatizar, aumentar e acelerar o trabalho de qualquer empresa.»

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