IPS coopera com Empowered Startups visando investimento em ciência

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a multinacional canadiana Empowered Startups assinaram na passada terça-feira um memorando de entendimento para futura cooperação científica e técnica, que abre caminho para a criação de projetos de investigação financiados por empresários estrangeiros que pretendam investir no nosso país. 

A operar em Portugal desde 2019, a Empowered Startups é uma aceleradora/ incubadora de start-ups que já atraiu para Portugal 30 empresários altamente qualificados, com sucesso comprovado e apostados em desenvolver ideias de negócio em parceria com instituições de ensino superior fora das duas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

«Nós somos os intermediários, quer no processo de matching entre os empresários e as instituições de ensino superior, conforme as suas áreas de investigação de excelência, quer de mentoria/ aceleração da ideia de negócio daí resultante, acompanhando a empresa por três anos», explicou na ocasião Francesco Berrettini (na foto), responsável pelas parcerias e pelos projetos da multinacional em Portugal.

A Empowered Startups estabeleceu já acordos com uma dezena de instituições de ensino superior portuguesas, entre universidades e politécnicos, comprometendo-se a atrair para o país, ao longo dos próximos três anos, 150 empresários, num investimento previsto de 10 milhões de euros em investigação e desenvolvimento, segundo uma carta de compromisso entregue em fevereiro último à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Ângela Lemos (na foto), presidente do IPS, encara este acordo  como «uma oportunidade de alargar as parcerias no âmbito do empreendedorismo, área em que o IPS pretende crescer, sempre em estreita ligação com a componente de investigação». A responsável salientou a importância da promoção deste «espírito empreendedor» junto dos estudantes do IPS, «desmontando o preconceito de que o empreendedor é apenas aquele que cria emprego, sendo que é muito mais do que isso, é também aquele que cria valor e contribui para o desenvolvimento das regiões».

Há mais de 40 anos a fazer um caminho consolidado no ensino superior público, o IPS integra cinco escolas superiores: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Saúde (campus de Setúbal) e Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (campus do Barreiro). Dispõe de uma vasta oferta formativa, entre cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, pós-graduações e mestrados, que abarca importantes áreas do conhecimento: engenharias, tecnologias, ciências sociais, educação, desporto, ciências empresariais e saúde. A forte componente prática do ensino, bem como a formação em contexto de trabalho e o estímulo de competências nas áreas da inovação e do empreendedorismo, são traços distintivos do seu ADN. É considerada uma referência não só nas metodologias pedagógicas adotadas, com foco principal no estudante, como também na estreita ligação que mantém com as empresas e organizações da região. Destas duas grandes apostas resulta o seu desempenho no que toca à empregabilidade, com a segunda taxa mais elevada de todo o ensino politécnico.

Scroll to Top