Prosegur reforça compromisso com diversidade e inclusão

Na terceira edição do Mês Europeu da Diversidade, a Prosegur juntou-se a mais de 15.000 empresas em toda a União Europeia como signatária da «Carta da Diversidade», um conjunto de 10 princípios sobre diversidade e inclusão no local de trabalho. Esta iniciativa visa promover o progresso social e a competitividade económica através da sensibilização, da investigação e da divulgação.

Com esta adesão, as organizações tornam visível o seu empenho na diversidade e na inclusão no local de trabalho, permitindo-lhes também estabelecer contactos com outras empresas e trocar boas práticas. E, por último, permite-lhes ainda fazer parte de um movimento europeu mais abrangente que trabalha em prol da paz e da prosperidade, criando sinergias com outras organizações internacionais.

Neste contexto, Maria Victoria Jiménez de Pablo, diretora global de relações laborais da Prosegur, explicou: «A assinatura deste certificado equivale à aquisição de um compromisso público muito em linha com os nossos valores e com as políticas que já estávamos a desenvolver internamente. A Prosegur opera há muitos anos em vários territórios e convive com culturas muito diferentes. A diversidade sempre foi para nós uma vantagem competitiva e a sua promoção é uma prioridade.»

.

Compromisso com a diversidade

A adesão da Prosegur a esta iniciativa reforça a prioridade máxima da empresa, que assenta na criação de um ambiente de trabalho motivador, igualitário e diversificado, fomentando o compromisso com os seus valores. Esta adesão vem juntar-se às várias iniciativas que a empresa já implementou neste domínio.

«A diversidade faz parte do ADN da Prosegur e isso reflete-se na grande aceitação das ações de diversidade e inclusão que são promovidas em todas as áreas do grupo, tanto interna como externamente, através de várias ferramentas que passam pela gestão do talento, pela cultura, pela seleção de fornecedores, pela prestação de serviços aos nossos clientes e pela ação social», explica María Victoria Jiménez de Pablo, para logo acrescentar: «O nosso compromisso com a diversidade, no seu sentido mais amplo, reflete-se na crescente inclusão de diferentes grupos, destacando-se a integração de um número significativo de pessoas com deficiência nas nossas equipas. Exemplos como este são uma oportunidade de crescimento tanto para estas pessoas, através de um emprego digno, como para o próprio grupo.»

.

A Prosegur

A Prosegur é uma referência global no sector da segurança privada. Através das suas linhas de negócio – Prosegur Security, Prosegur Cash, Prosegur Alarms, Prosegur AVOS e Cipher (cibersegurança) –, proporciona a empresas e residências uma segurança de confiança baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com uma presença global, a Prosegur teve uma faturação de 4.174 milhões de euros em 2022, está listada nas bolsas de valores de Madrid e Barcelona sob o indicador PSG e atualmente conta com uma equipa de mais de 150.000 colaboradores. A empresa canaliza a sua ação solidária através da Fundação Prosegur, que atua em quatro áreas: educação, inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado empresarial e promoção da cultura. Adicionalmente, integrou na sua estratégia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e está a trabalhar intensamente em 10 deles, que são os mais relacionados com as suas atividades e sobre os quais pode gerar um impacto positivo.