Potenciar a aprendizagem coletiva

Mais importante do que a experiência de cada um de nós, é a reflexão que cada um faz sobre a sua própria experiência. Ana Penim, executive coache, team coache e mentora, aborda o tema e faz um paralelismo com o que se passa com as equipas.

.

Vídeo 179: Team coaching talks – Refletir sobre a experiência (por Ana Penim)

Enquanto profissionais, não nos tornamos mais sábios apenas com a experiência, mas sim com a reflexão sobre a experiência. O mesmo acontece com as equipas. Assim, este vídeo realça a importância de a equipa refletir sobre as experiências que vivencia para potenciar a aprendizagem coletiva que daí decorre, apresentando quatro passos para uma reflexão potenciadora desse processo de aprendizagem.

****

Esta série de vídeos é da autoria de Ana Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.