Décima edição do programa Start@ME, da Mota-Engil

O Grupo Mota-Engil acaba de anunciar a décima edição do Start@ME, o seu programa corporativo de estágios, que tem permitido a integração de jovens através de um modelo de seleção, acolhimento, formação contínua e acompanhamento da carreira profissional.

Este ano, o grupo, que é o maior empregador de portugueses no exterior, promove a maior edição de sempre do programa de trainees, com 226 vagas disponíveis em 12 países, procurando integrar jovens quadros em países como Angola, Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Guiné, Malawi, México, Moçambique, Nigéria, Perú, Portugal e Uganda.

Esta décima edição regista também um número histórico de aproximadamente 1.000 jovens a serem recrutados e acolhidos no grupo, evidenciando uma taxa de integração, após o término do estágio, superior a 90%.

As candidaturas decorrerão até final de julho, estando disponível toda a informação no site corporativo do Grupo Mota-Engil.

Relativamente às áreas de especialização identificadas como necessárias para recrutamento, destaca-se nesta nova edição a diversidade, com grande enfoque nas áreas da engenharia, como mostra o quadro seguinte.

ÁREAS DE FORMAÇÃOGlobalLocalTotal
Engenharia Civil534093
Economia, Gestão e Contabilidade31316
Engenharia Eletrotécnica91221
Engenharia e Gestão Industrial257
Geologia134
RH, Legal, Comercial, Comunicação, IT & Arquitetura12416
Engenharia Mecânica152035
Engenharia de Minas213
Procurement & Logística3 3
Segurança, Saúde, Ambiente e Qualidade336
Topografia123
Engenharia de Sistemas 22
Engenharia do Ambiente12517
TOTAL116110226

.

Números desta edição

» 226 vagas no total

» 116 recrutadas a partir de Portugal (41 das quais para mobilização)

» 110 recrutadas em mercados externos

» 12 países envolvidos

.

O programa

O Programa Start@ME divide-se em três fases:

– Fase @Campus,com o objetivo de identificar e atrair os futuros trainees através de um processo de seleção transversal e rigoroso.

– Fase @Mota-Engil, que pretende promover o alinhamento com a cultura e os valores do grupo e que compreende um período de formação imersiva, passando por várias áreas e interlocutores do grupo em contexto de roadshow.

– Fase @Business Units, cada trainee tem a possibilidade dedesenvolver as suas capacidadesprofissionais e pessoais ao longo dos 12 meses de estágio, com acompanhamento de um(a) buddy e um(a) tutor(a) assignado(a) que é responsável por facilitar a sua integração na equipa e por desenvolver as suas potencialidades e o seu know-how.

.

Formação de futuros líderes

A atração e a retenção de jovens de elevado potencial com frequência em universidades nacionais e internacionais de referência e munidos de um espírito de liderança e ambição para abraçar novos desafios são fatores determinantes para preparar o futuro do Grupo Mota-Engil.

Para os jovens, este programa confere a possibilidade de integração num grupo multinacional e diversificado, constituindo em si uma oportunidade única de aprendizagem, intercâmbio de experiências e vivência num ambiente multicultural de projetos de elevada dimensão e complexidade.

Luís Monteiro, diretor corporativo de recursos humanos do Grupo Mota-Engil, assinala: «É com o maior entusiasmo que o grupo lança o seu maior programa de trainees de sempre em número de vagas e mercados de recrutamento, alinhando a dimensão do desafio de integração com o seu dinamismo crescente, a par da prossecução de uma estratégia contínua e integrada de atração e retenção de talento. Isto num grupo que visa o desenvolvimento de carreiras profissionais de longo prazo. Ao fim de 10 edições, podemos afirmar que este programa tem sido um sucesso, contando atualmente a Mota-Engil com diversos quadros dirigentes que iniciaram o seu percurso profissional no grupo através dele, sendo cada um destes jovens exemplo pleno da concretização dos objetivos que traçámos para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens de diversas nacionalidades que se sentem parte integrante e contribuintes ativos para o desenvolvimento de um grupo empresarial no qual se sentem plenamente realizados pelas oportunidades de carreira diversificadas para as quais têm sido desafiados.»

****

As informações sobre o programa Start@ME estão disponíveis no site corporativo do grupo, assim como o link para as respetivas candidaturas, aqui.

Scroll to Top