Grupo Eurofirms lança academia de hotelaria em Portugal

O Grupo Eurofirms, empresa de recursos humanos especializada em gestão de talento, com mais de 30 anos de experiência a nível ibérico, revelou que mais de metade da população que trabalha no sector hoteleiro não pretende continuar a exercer funções aí, segundo o estudo que elaborou, denominado «Perceção do Emprego no Sector de Hotelaria e Restauração». São dados preocupantes que geram alguma insegurança e preocupação num dos sectores que mais contribuiu para a recuperação económica pós-pandemia.

Ano após ano, o sector incorporou novas gerações, no entanto, devido à sua casuística e a algumas condições laborais como os horários, a falta de estabilidade e a falta de formação, assim como a rotação de pessoal, temporada após temporada, têm sido uma realidade. Sabe-se hoje, através deste estudo, que cerca de 61% dos colaboradores com experiência manifesta ter um contrato temporário (numa das muitas vertentes existentes). Daí decorre uma das maiores demandas, por parte dos trabalhadores, que desejam maior estabilidade e maior durabilidade nos seus contratos.

A mobilidade de profissionais de hotelaria rumo a outros sectores é uma realidade, bem como a crescente dificuldade em atrair novos talentos. Por este motivo, e para combater esta tendência, o Grupo Eurofirms decidiu criar uma academia de hotelaria com o intuito de desenvolver e formar talentos com uma oferta fortemente orientada para a qualidade de serviço e foco no cliente.

«Esta falta de mão-de-obra no sector do turismo pode ser contornada. Segundo a população que participou no nosso estudo, a principal motivação para trabalhar na área é a questão financeira, embora 40% dos inquiridos confirmem que, com uma formação adequada, poderia ser uma área que recomendariam a terceiros», explica Letícia Oliveira, responsável pela área de hotelaria do Grupo Eurofirms.

Atualmente, a Academia de Hotelaria do Grupo Eurofirms conta com formação em duas áreas: Housekeeping (20 horas) e Food & Beverage, F&B (30 horas). São ambas compostas por uma componente teórica, lecionada nas instalações da academia em Entrecampos (Lisboa), e por uma componente prática numa unidade hoteleira parceira do Grupo Eurofirms, com acompanhamento pelos formadores e pelo staff do hotel.

A formação de Housekeeping aborda temas como boas práticas e o perfil de um(a) empregado(a) de andares. Já a formação de F&B aborda o perfil do(a) empregado(a) de mesa, atendimento ao cliente, tipos de secções, tipos de chefias e técnicas de serviço. As formações são gratuitas, certificadas e não são exigidos requisitos especiais, uma vez que se destinam a todas as pessoas que queiram obter conhecimentos que possibilitem atuar no mercado de trabalho.

A Academia de Hotelaria do Grupo Eurofirms foi inaugurada em março de 2023 e já possibilitou emprego aos 20 formandos que participaram nas primeiras formações, dando o primeiro passo para tornar o sector mais profissional e gerar um impacto positivo na sociedade e na experiência do cliente.

«Com esta iniciativa, pretendemos formar 300 pessoas em dois anos e replicar o modelo nos outros países onde estamos presentes», assinala David Sanglas, international business leader do Grupo Eurofirms.

Atualmente, o Grupo Eurofirms está a realizar diversas análises a cada sector para detetar as necessidades das novas gerações e criar oportunidades para impulsionar as novas estratégias de atração e fidelização, de forma a criar e aumentar as equipas a longo prazo, nos sectores com mais procura.

A Academia de Hotelaria de Grupo Eurofirms situa-se na Rua Sousa Lopes, Lote MNO, Loja 6, em Lisboa. Site aqui.

.

O Grupo Eurofirms

O Grupo Eurofirms tem uma posição de destaque em recursos humanos, nomeadamente em Espanha, de onde é originário. É reconhecido pelo The Financial Times como uma das 1.000 empresas com mais crescimento da Europa. Eurofirms ETT, Claire Joster, Inneria e Eurofirms Foundation são as marcas que fazem parte do Grupo Eurofirms. É através delas que oferece serviços de trabalho temporário, seleção de pessoal, externalização e integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Scroll to Top