ISQ assina contrato internacional de 16 milhões de euros

O ISQ acaba de assinar o seu maior contrato-quadro com a F4E – Fusion For Energy, para o Controlo de Qualidade da construção de diversos componentes do maior reator nuclear experimental conhecido como ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor), o maior TOKAMAK (reator de fusão) alguma vez projetado e que representa um dos maiores avanços científicos da atualidade na geração de energia isenta de emissões.

Esta é também uma conquista da máxima importância para Portugal, porque posiciona o país naquele que é um projeto internacional de referência em que o grande desafio colocado à indústria, à engenharia e à tecnologia é quanto à forma como se pode produzir energia de forma segura, fiável, ambientalmente responsável e em grande escala.

«O Contrato tem um orçamento de 16 milhões de euros e uma duração de quatro anos. O concurso teve a participação dos maiores players europeus nesta área, tendo o ISQ conseguido demonstrar a sua competitividade, a importância e a competência na engenharia de ponta a nível internacional», sublinha José Figueira, administrador do ISQ.

O ISQ é, desde 2014, responsável pela garantia da qualidade e pelo controlo e pela supervisão da construção dos vários componentes do reator na Europa e China, assegurando o cumprimento dos requisitos de qualidade aplicáveis. Atualmente, conta com uma equipa de 20 inspetores (residentes, itinerantes ou spots com intervenção pontual) em diversos países europeus, prevendo-se a duplicação deste número de engenheiros.

«O ISQ tem em execução outros três contratos, fornecendo serviços de engenharia na fase de projeto, ensaios especiais a materiais e mock-ups dos componentes do reator, assim como formação de mais de 600 técnicos do ITER e F4E nas mais diversas áreas», acrescenta Mónica Reis, gestora de projeto.

F4E (Fusion For Energy) é o organismo que gere a contribuição da União Europeia para a construção do ITER. O objetivo é demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear, réplica da fonte de energia do sol e das estrelas, como fonte de energia segura, inesgotável e responsável do ponto de vista ambiental. É um projeto conjunto entre União Europeia, China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Federação Russa e Estados Unidos, sendo Cadarache o local de instalação do reator, no sul da França.

A experiência que o ISQ trouxe do projeto CERN – European Organization for Nuclear Research (Organização Europeia para Investigação Nuclear) foi decisiva na sua participação no ITER. No projeto CERN-LHC, o ISQ inspecionou a qualidade do fabrico das séries de cabos supercondutores, magnetos, componentes criogénicos e criostatos, bem como a montagem final nos túneis CERN.