Lembra-se de quando praticamente todos os processos de recursos humanos, desde o recrutamento à consultoria, implicavam a leitura de conjuntos de folhas, preenchidas a esferográfica, muitas vezes com grafias de difícil leitura? Talvez já não seja desta época, mas era a realidade de há 20 anos, em que toda a avaliação (e a correção da mesma) era feita à mão. Isto traduzia-se em processos de recursos humanos complexos, demorados, caros e passíveis de erros humanos.
Texto: SLOT Recursos Humanos Foto: DR
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Com a entrada dos recursos humanos na era digital, verificou-se uma redução considerável no tempo que vai desde o preenchimento do assessment até à obtenção do resultado. «Já usávamos diariamente ferramentas de avaliação psicométrica, mas foi a partir de 2017 que sentimos um salto tecnológico, com o aparecimento de novas plataformas de assessment, algumas delas customizáveis», refere Raquel Mota (na foto, à direita), senior human resources and talent consultant na SLOT Recursos Humanos. Outra data a assinalar na evolução dos programas de assessments foi 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, que massificou o uso deste tipo de ferramentas digitais, tanto junto dos candidatos como junto das empresas.
Mas o que é afinal um assessment? É uma plataforma de gestão de capital humano, na qual o colaborador de uma empresa ou o candidato a determinada vaga executa uma bateria de testes on-line. Com a realização destes testes, é possível identificar traços comportamentais e de personalidade, mapear o talento, potencializar competências e aumentar a motivação dos analisados.
Quais são as vantagens para os candidatos ou colaboradores? Sendo todo o processo gerido em cloud, pode ser realizado em qualquer ponto do país, ou do mundo, sem restrições. Para além de encurtar distâncias, o tempo de acesso é mais rápido e o processo simples: «Com um simples link gerado pela ferramenta, é enviado um e-mail ao colaborador ou ao candidato, que lhe permite o acesso imediato à plataforma e à realização do assessment», explica Raquel Mota.
E para as empresas, quais são as vantagens da utilização destas ferramentas? «Processos mais ágeis, baratos e seguros em termos de confidencialidade e de tratamento da informação, com resultados imediatos que nos permitem fazer uma ligação mais acertada entre as necessidades da empresa e as expectativas de determinado candidato ou colaborador. É feita uma análise comportamental e motivacional, levando a encontrar ou identificar a melhor pessoa para determinada função e para determinada equipa ou departamento. Não só se aplica a processos de recrutamento como a processos de liderança, construção de equipas, mobilidade interna ou formação», diz Clara Alves (na foto, à esquerda), human resources and talent consultant na SLOT. «Permite a concentração da informação obtida toda numa única plataforma, à qual podem ser dados diferentes níveis de acesso ao cliente-empresa. Permite ainda a conversão automática dos dados recolhidos, em diferentes relatórios individuais, que podem ser consultados em tempo real», acrescenta.
Mas as vantagens não se cingem apenas aos candidatos ou às empresas, as consultoras de talento também beneficiam deste tipo de ferramentas: há uma otimização do tempo dos consultores para se dedicarem a projetos mais complexos ou tailor-made, uma vez que os próprios clientes empresariais podem aceder e consultar os relatórios gerados pela plataforma, estando sempre disponíveis o apoio e o parecer dos consultores no esclarecimento de dúvidas.Os inputs dos assessments também são essenciais para se traçar comportamentos e identificar motivações dos candidatos ou colaboradores.
É por isso que os programas de assessment são importantes em todas as fases do ciclo de vida do talento dentro de uma organização, desde a atração ao desenvolvimento, à retenção, à mobilidade interna e ao offboarding.
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