NTT DATA Foundation lança eAwards 2023

A NTT DATA Foundation acaba de lançar a edição 22 dos prémios de empreendedorismo tecnológico eAwards. A decorrerem 15 países, têm como objetivo reconhecer e apoiar o empreendedorismo tecnológico, nomeadamente projetos que geram um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e ou no ambiente. As candidaturas decorrem até 30 de junho, aqui.

Depois de terminada a fase de candidaturas, um júri determinará os projetos finalistas, que vão disputar o premio português, no valor de 10.000 euros, a que se soma um programa de aceleração. O vencedor local terá também acesso direto à final global dos eAwards, na qual será identificado o vencedor do premio de 100.000 euros.

.

Que projetos se procura?

Os eAwards procuram empreendedores e startups portuguesas com projetos baseados em tecnologias de alto impacto, inovadores, escaláveis e sustentáveis, que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas ou que solucionem problemas ambientais, através de modelos de negócio digitais ou que recorram intensivamente a tecnologia. Em concreto, podem ser projetos de áreas tão distintas como banca, educação, energia, indústria, ambiente, segurança, saúde e telecomunicações.

.

Innovation Week

A final Global decorre no âmbito da NTT DATA Innovation Week, que reúne os vencedores dos eAwards dos países participantes, num evento que junta empreendedores, especialistas e investidores, para partilhar soluções, metodologias e fazer networking, sendo por isso um momento muito enriquecedor para todos os participantes.

.

Novidades da edição 22

A grande novidade deste ano é o crescimento da dotação financeira do prémio global dos eAwards, que sobe dos 60.000 euros para os 100.000 euros, o que demonstra a aposta da fundação na iniciativa.

.

Balanço dos eAwards e a participação de projetos portugueses

Na última edição dos eAwards Portugal, destaque para o Bactometer, vencedor da semifinal local e que é uma iniciativa da start-up COBE TECH; um projeto destinado a prevenir infeções hospitalares através de um dispositivo inteligente para deteção precoce de bactérias multirresistentes. Trata-se do primeiro sistema magnético point-of-care para deteção qualitativa, rápida – em menos de uma hora – e de baixo custo de agentes patogénicos, com elevada sensibilidade e especificidade.

****

Nos últimos 22 anos, a NTT DATA Foundation recebeu e apoiou mais de 9.000 projetos em todo o mundo e recebe cerca de 2.000 candidaturas anuais, de projetos que procuram um novo impulso, o que demonstra a relevância do prémio, mas também a qualidade do programa de aceleração e da plataforma de networking que os eAwardsrepresentam. Portugal já viu dois projetos vencerem a final global dos eAwards e outros dois receberem menção honrosa.

A NTT DATA Foundation nasceu em 2001 com o intuito de fomentar o empreendedorismo, estimular a inovação e promover o talento. Estes são os pilares que sustentam os diferentes programas que desenvolve e que maximizam o talento como motor do progresso.