Refletir sobre criação de valor em sustentabilidade

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) vai ser palco de um evento internacional que, entre 23 e 26 de maio, traz ao campus de Carcavelos, mais de uma dezena de líderes mundiais. Sustainable Value Creation Summit (SVCS), a cimeira promovida pelo VCW Lab @ Nova SBE, conta com o apoio da Comissão Europeia, da NextLand e da NextOcean e propõe, durante quatro dias, uma agenda com inúmeras iniciativas para uma reflexão sobre como criar valor em sustentabilidade.

Apoiado na metodologia de Inovação, Tomada de Decisão e Resolução de Problemas VCW (Value Creation Wheel) e numa mentalidade sustentável alinhada com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o Sustainable Value Creation Summit (SVCS) divide-se em três grandes momentos: V Conferência Value Creation Wheel, Evento NextOcean e Evento NextLand.

Apresentando-se como o ponto de encontro entre a Academia e a Indústria, a V Conferência Value Creation Wheel (23 a 26 de maio) contará com a presença de Pedro Gardete, presidente do Conselho Científico da Nova SBE, Charles Cooney, professor do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, Jorge Braga de Macedo, professor na Nova SBE e ex-ministro das Finanças de Portugal, Luís Filipe Lages, criador do Value Creation Wheel e professor na Nova SBE, entre outros. Inovação e criação de valor sustentável serão os temas em discussão nas roundtables previstas para os quatro dias de evento.

Sustainable Value Creation in Space, Ocean and Blue Economy é o grande tema do Evento NextOcean, que no dia 24 de maio recebe Emmanuel Pajot, secretário-geral da EARSC, Ricardo Conde, presidente do Portugal Space, e Paulo Dias, coordenador de inovação na Autoridade Marítima. 

No dia seguinte (25 de maio), a discussão recai sobre a terra e a economia verde. O Evento NextLand contará com a presença de Erwin Goor, representante da Comissão Europeia, Nuno Grosso, engenheiro de projetos na Deimos Engenharia, e André Barriguinha, chief executive officer (CEO) da Agri-Ciência.

A cimeira encerra no dia 26 de maio com um evento dedicado à segurança e que contará com a presença Luísa Proença, diretora nacional adjunta da Polícia Judiciária.

Luís Filipe Lages, criador do Value Creation Wheel, assinala: «O Value Creation Wheel é um método desenvolvido para identificar soluções para problemas complexos por meio da criatividade, inovação e tomada de decisão. Com esta cimeira pretendemos sensibilizar a comunidade para as mais prementes questões da sustentabilidade e desafiamos decisores e stakeholders a refletirem sobre o tema para encontrar formas que permitam criar valor em sustentabilidade gerando soluções inovadoras e com impacto real no ecossistema.»

De assinalar que o VCW Lab @ Nova SBE (ver aqui) está sediado na Nova SBE. A sua visão é apoiar a inovação e a melhor tomada de decisão e ter um impacto positivo na solução de problemas ao aplicar o método VCW. A missão é estar na vanguarda da inovação e da tomada de decisões, mantendo a excelência teórica e prática. Oferece uma ampla gama de serviços em termos de investigação, ensino e consultoria nos temas de inovação, tomada de decisão e resolução de problemas. Nos últimos anos, tem estado envolvido em inúmeros projetos de consórcios europeus, abordando questões relacionadas com a inovação, co-criação, comercialização, transferência de tecnologia, disseminação e sustentabilidade.