Segunda edição da ESG WEEK

A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial realiza de 17 a 21 de abril, em Lisboa (Atmosfera M, Rua Castilho, 5), a segunda edição da ESG WEEK, iniciativa que promove o debate dos grandes temas da sustentabilidade, enquadrados nos domínios ESG – environmental, social, governance. Decorre em formato presencial e transmitido via streaming.

Ao longo de uma semana realizam-se 15 conferências, coorganizadas por entidades que se associaram à iniciativa e que evidenciam trabalho efetivo em matéria de sustentabilidade, onde especialistas nacionais e internacionais, líderes empresariais, representantes da academia, da administração pública e da sociedade civil debatem os grandes temas, enquadrados nos domínios ESG. 

A temática do evento é uma prioridade atual, num momento em que se configura uma reorientação de investimentos para tecnologias e empresas mais sustentáveis, com o objetivo de assegurar a neutralidade climática da Europa até 2050.

Este encontro consiste numa oportunidade para se discutir os desafios atuais, o ambicioso e abrangente pacote de medidas adotado pela Comissão Europeia, nomeadamente a Taxonomia Europeia, a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) e atos delegados modificativos, respeitantes aos deveres fiduciários, que se destinam a melhorar o fluxo de fundos para atividades sustentáveis em toda a União Europeia.

Mário Parra da Silva, presidente da APEE e membro ISO SAG ESG, afirma: «O  sucesso da ESG WEEK na sua primeira edição em 2022 evidenciou o interesse e o compromisso crescente das organizações em relação aos temas da sustentabilidade, pelo que pretendemos continuar a promover anualmente esta iniciativa que já marca a agenda empresarial nacional, especialmente após ter sido publicada a Diretiva Europeia 2022/2464, que ampliou o número de entidades que terão de reportar o trabalho desenvolvido nesta matéria.»

A respeito da renovação da aposta do Banco Montepio na iniciativa, enquanto main sponsor, Pedro Leitão, chief executive officer (CEO) da instituição, esclarece: «A parceria do Banco Montepio com a APEE assenta no objetivo comum de promover uma agenda ética e impulsionadora das oportunidades associadas à sustentabilidade, junto das organizações e partes interessadas para as quais trabalhamos. Esta segunda edição motivará, certamente, uma discussão mais focada nos desafios e nas oportunidades, mas permitirá, também, o conhecimento sobre tendências na agenda global. A antecipação do quadro regulatório europeu vem igualmente reforçar a necessidade de acelerarmos a concretização de objetivos e metas inscritos na Agenda 2030 e no Acordo de Paris.»

Programa e sponsors aqui.

A participação é livre e gratuita, mas sujeita a registo aqui.