Futurália com mais de 65.000 visitantes

Terminou no passado dia 25 de março a edição 14 da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, que este ano teve como mote «Ninguém fica para trás. Educação para todos». O evento, promovido pela Fundação AIP, reuniu 380 entidades das áreas de educação, formação, empregabilidade e juventude, contou com a representação de 15 países e recebeu mais de 65.000 visitantes, oriundos dos mais diversos pontos do país, ao longo dos quatro dias em que esteve presente na FIL, em Lisboa.

Educação e aprendizagem ao longo da vida, educação para a transição digital e ecológica e desenvolvimento pessoal foram os temas em destaque e o ponto de partida para as mais de 30 ações promovidas, que incluíram um fórum, talks, workshops e ainda ações de coaching e de capacitação para a empregabilidade, a par das centenas de atividades desenvolvidas pelas diversas entidades expositoras.

A oferta educativa reuniu, como habitualmente, os espaços dedicados a Ensino Superior em Portugal, Ensino Secundário, Ensino Pós-Secundário, Educação e Formação de Adultos, Escolas Profissionais, Escolas Tecnológicas, Centros e Empresas de Formação, Colégios, Study Abroad – universidades estrangeiras e internacionais, Instituições com Ofertas de Formação e o Espaço Juventude. Destaque também para a presença dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea, com ações de sensibilização e esclarecimento de dúvidas sobre recrutamento, oferecendo ainda a possibilidade de vivenciar diversas experiências como batismos de mergulho, simuladores de voo e outras experiências de realidade virtual.

A área dedicada a emprego e empregabilidade contou com empresas empregadoras e de recursos humanos, com ações de recrutamento em diversas áreas e uma série ações paralelas. Enquadrado no Ano Europeu das Competências, este espaço recebeu ainda o Fórum «Qualificações, trajetórias e novos desafios profissionais»,um espaço de reflexão e de interação sobre o papel da educação e do conhecimento face aos desafios da transformação da economia digital e da economia verde, a qualificação e a requalificação.

A Sala do Professor, uma área exclusiva para os professores poderem descansar, conviver e trabalhar teve sempre casa cheia, tendo recebido mais de 3.300 professores ao longo dos quatro dias do evento. O espaço recebeu também algumas ações de dinamização pensadas para os docentes. O Futurália Outdoor Arts contou com atuações diárias, incluindo apresentações de música, dança, tunas, teatro e bandas, entre outras demonstrações.

De referir que os Embaixadores Futurália, alunos do Ensino Secundário, Profissional e Superior, contribuíram para a produção e a gestão de conteúdos em todas redes sociais do evento, interagindo com estudantes, professores, famílias, expositores e outros visitantes.

A Futurália regressa em 2024, em datas a anunciar brevemente. Face à recetividade do evento por parte de visitantes e expositores, a feira promete manter a diversidade na oferta educativa, formativa e para a empregabilidade, visando os diversos públicos e promovendo a interação e o dinamismo.

Site do evento aqui. Vídeo aqui.

Scroll to Top