Vinhos
Especial Páscoa by Wine Concept

A contagem decrescente para a Páscoa já começou. Tempo de viver a época em família, e, claro está, cumprir tradições à mesa. Não há Páscoa em Portugal sem família e mesa farta, como se costuma dizer. E para cada prato – seja salgado ou doce – há vinhos que harmonizam na perfeição. A Wine Concept reuniu algumas sugestões para uma Páscoa cheia de bons sabores e com vinhos a condizer.

Texto: Redação «human»

.

.De norte a sul do país, são muitas as regiões com pratos tradicionais que não podem faltar: cabrito ou borrego, leitão, chanfana, bacalhau, folares, pão de ló, bolos fintos, empanadilhas, queijadas, broas, bolos de azeite, amêndoas ou ovos de chocolate são algumas das iguarias presentes nesta época festiva à mesa de qualquer família portuguesa.

Há regiões onde o bacalhau se senta à mesa também na Páscoa. Um peixe com textura e untuosidade que acompanha bem com um branco com volume de boca e alguma madeira e a sugestão vínica recai num Quinta do Pinto Grande Escolha Branco. Vinho cremoso que apresenta aromas de pera e nectarinas, flores brancas e baunilha. Um vinho que não necessita estar gelado porque ganha expressão quando é bebido num copo um pouco mais largo. Ideal para ocasiões especiais e para momentos únicos.

Viajamos para outras paragens e sabores e trazemos para o prato o leitão assado, típico em muitas mesas nacionais. E, para esta iguaria tão apreciada sugere-se uma opção mais clássica, mas fora da tradicional região da Bairrada: o espumante Vidigal «Bailado» Chardonnay, da região de Lisboa. Espumante gastronómico, com um perfil aromático de notas de pêssego e maçã verde. Apresenta acidez e uma bolha final que ajuda a limpar o palato, a intensidade da gordura e textura do leitão.

Por outro lado, o cabrito e o borrego, pratos de sabores intensos e fortes, encontram bons aliados nos tintos com volume de boca e que procuram a essência da especiaria. O Casa de Sabicos Syrah & Aragonez é um vinho aveludado, redondo, com aromas de ameixa preta, pimenta preta e cacau. No palato é encorpado, envolvente e sedoso. Leve sensação de doçura, porém uma excelente acidez marca o vinho, harmonizando-o e contribuindo para o seu equilíbrio e complexidade. Final longo e persistente com grande riqueza aromática.

Dos salgados passamos para os doces. Falar no folar da Páscoa é falar em tradição e nada melhor que conjugá-lo com um vinho, também ele português. Da região da Madeira, a sugestão é o Madeira Vintners Malvasia 5 Anos por ser um vinho doce, mas com frescura. Apresenta aromas a mel, uva, figos, caramelo e frutos secos. Na boca é envolvente e intenso. Perfeito para acompanhar um fim de refeição em família.

A harmonização das bebidas com os doces pode ditar o sucesso da refeição. Para uma perfeita combinação entre chocolate e amêndoas da Páscoa e um vinho, há que ter em atenção o equilíbrio, isto é, nenhum dos dois deve destacar-se em demasia. O Barão Vilar de Vilar White 10 anos é por isso a escolha ideal. Um Porto Branco envelhecido em casco e com evolução oxidativa numa média de idade de 10 anos. De aroma, apesar de ter presente algumas notas florais, destacam-se as notas de avelã, amêndoa, frutos secos, cacau, canela e frutos cristalizados. Apresenta uma boa acidez, notas doces, mas sem ser em demasia e no final é apimentado e cheio de complexidade.

.

A Wine Concept

A W4U – Wine Concept nasceu de um sonho empreendedor, de uma paixão pela natureza e por aquilo que ela oferece livremente, pelo eterno gosto do mundo dos vinhos e pelo árduo foco no mercado, patente em todos os envolvidos na mesma. Aos seus responsáveis acreditam que Portugal foi e continua a ser um país de novos descobrimentos, com grande potencial para alargar novos e velhos horizontes. Um país de histórias. Um país de homenagens.

O conceito não é mais que homenagear em todos os sentidos. Homenagear os produtores que produzem o vinho. Homenagear a terra que nos oferece com gratidão, o sustento e o prazer de todos. Homenagear os empreendedores que levam as nossas marcas para além da nossa fronteira, seja através de um agradável jantar na baixa de Lisboa com clientes de outros mundos, seja com iniciativas de exportação.

A Wine Concept é mais do que uma distribuidora. É um parceiro de negócio, um agregador de ideias à volta do vinho, uma ligação entre a produção e o prazer de saborear um copo de vinho. Personifica o conceito de homenagem e gratidão.