Formação de executivos
O mercado precisa, nós apoiamos

Na escada do sucesso profissional, um dos últimos degraus é o da liderança. Atingir o topo significa gerir um projeto, uma equipa ou empresa. Para lá chegar, mostram-se competências e experiência em determinadas funções.

Texto: Ana Carmo Foto: DR

.

Este processo de construção de liderança é fundamental para fomentar a motivação e a ambição dos colaboradores. Mas imagine como isto pode ser potenciado com o apoio de formação e de processos como o coaching e o mentoring.

O autor motivacional Simon Sinek explica, numa entrevista ao programa «Impact Theory», como a liderança e a parentalidade devem ser semelhantes na forma como nos preparamos para essa função. Falamos com pessoas mais experientes e procuramos conhecimento, ou seja, tentamos consumir o máximo de informação para podermos ser os melhores «pais». O mindset de um líder deve ser igual: formação e informação constante.

Construir uma liderança impactante é trabalhoso. Os líderes querem-se ágeis, orientados ao futuro da sua equipa e dos seus clientes. As empresas desejam líderes que preparem a próxima geração para trabalhar em ambientes com culturas organizacionais de confiança, coragem e credibilidade. É fundamental capacitar os líderes para trilhar o caminho estratégico do sucesso: com influência, boa comunicação, autonomia, escuta ativa e capacidade de negociação.

Lidar com esta necessidade de executivos preparados é uma realidade diária da Scopphu. Temos apoiado clientes de referência que querem, através dos nossos serviços de coaching, mentoring e formação, preparar as suas equipas e os seus gestores na transição Agile que procuram, mas também a enfrentar os constantes desafios inerentes à atual volatilidade do mercado.

Esta experiência é apontada pela nossa chief experience office, Neuza Miguêns, que acompanhou dois interessantes processos de consultoria e formação. Um dos nossos clientes em Portugal, da área da gestão e recuperação de crédito imobiliário, procurou formação para construção de uma equipa sólida de product owners. Após este processo, a ligação manteve-se: iniciámos o acompanhamento a estes profissionais através do nosso mentoring e coaching. Resultado observado após quatro meses? Ações simplificadas, maior foco nos resultados e melhor qualidade de vida destes profissionais.

O mesmo aconteceu com um outro parceiro, uma organização de soluções e produtos SaaS (Software as a Service) de automação de marketing multicanal, que nos procurou para formar os seus colaboradores em áreas como métodos Agile, Project Management, Inteligência Emocional e Comunicação Efetiva. O plano de formação entregou a estes profissionais vontade de aprender e de se envolverem na cultura organizacional.

Queremos alargar este processo de apoio a mais empresas e executivos, para fomentar uma oferta de equipas e gestores capacitados para o sucesso. A tal chegada ao último degrau da escada. Deixo, como frase final, um popular ditado que retrata esta vontade. «Se queres ir depressa, vai sozinho. Se queres ir longe, leva companhia.»

.

»»»» Ana Carmo é chief executive officer (CEO) da Scopphu. A empresa reúne gestores de projetos experientes, recomendados e reconhecidos como excelentes profissionais e comunicadores nesta área, apostando em transmitir acesso a informação, evolução, técnicas e dicas para que os projetos dos clientes sejam um sucesso. Distingue-se pela oferta formativa em língua portuguesa (à qual dá preferência) e à diversidade de formações, cada vez mais aclamadas internacionalmente e às quais faz questão de que os gestores de projeto em Portugal possam igualmente aceder.