Novo CEO da Vodafone Portugal

A Vodafone Portugal anunciou que a partir de 1 de abril de 2023 o novo presidente executivo (CEO, chief executive officer) da empresa será Luís Lopes (na foto). Depois de em 2014 ter ingressado no Grupo Vodafone, o gestor regressa a Portugal substituindo Mário Vaz, que assume, também a 1 de abril, o cargo de CEO da Vodafone Espanha.

Luís Lopes, de 50 anos, é licenciado em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico (IST) e trabalhou nos primeiros 10 anos da sua carreira profissional na Procter & Gamble e na McKinsey & Company. Em 2004 ingressou na Portugal Telecom e em 2006 integrou a Comissão Executiva da PT Comunicações. Anos mais tarde passou a exercer o cargo de chief operations officer (COO) da NOS, função que assumia quando, em 2014, se juntou ao Grupo Vodafone. No grupo, desempenhou várias funções: director for fixed and convergence, commercial director para o cluster Europa, onde se incorpora Portugal, e mais recentemente director for fibre and partnerships na Vodafone Alemanha.

Luís Lopes assinala: «A liderança da Vodafone Portugal é um desafio que me deixa honrado e que me permite continuar a contribuir para o crescimento do Grupo Vodafone, desta feita no meu país, onde o legado dos meus antecessores fez desta operação uma das mais bem-sucedidas e admiradas do grupo. É com entusiasmo e orgulho que substituo o meu colega Mário Vaz, responsável por uma década de reconhecidos resultados na Vodafone Portugal.»

A liderança de Mário Vaz na Vodafone Portugal ficou marcada, entre outros resultados, pelo desafio de transformação de um operador móvel para um operador convergente. A Vodafone tem hoje uma quota de mercado em Fixed Broadband (FBB) superior a 20% e de cerca de 19% na TV, de acordo com os últimos números publicados pela ANACOM. Um resultado alavancado no crescimento de uma rede de fibra que em 2012 chegava a 200 mil casas e que hoje está acima dos 4,2 milhões. Em fevereiro de 2022, confrontado com um ciberataque, foi publicamente reconhecida a coragem e a transparência com que lidou com esse evento sem precedentes no sector.

Numa mensagem interna a todos os colaboradores, Mário Vaz refere: «Fazendo parte desta empresa desde o primeiro dia da sua presença no mercado até 31 de março de 2023, não há lugar a despedidas ou a sentimentos de saudade. Esta empresa tornou-me na pessoa que sou hoje e determinou de forma irreversível a minha forma de liderança atual e futura. Estou e estarei para sempre ligado a esta empresa e às pessoas que fizeram e fazem parte da mesma. Continuarei a acompanhar de muito perto o vosso percurso com um enorme sentimento de orgulho, com a alma cheia de gratidão, a saudável vaidade de ser um de vós e ter tido o privilégio de vos liderar nos últimos 10 anos.»