As empresas mais responsáveis em Portugal

O Merco, monitor de referência para a Ibero-América, divulgou ontem, quinta-feira, em Portugal, o ranking das 100 empresas mais responsáveis ​​em termos de ESG (Environmental, Social, Governance). Este ranking avalia as empresas que em 2022 cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança, dando origem a uma lista geral e a outras três específicas para cada um dos critérios ESG.

.

Top 10 Ranking Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022

O Grupo Nabeiro (1º) lidera o ranking das empresas mais responsáveis ​em Portugal, seguido da Sonae (2º) eda  EDP (3º). Nas posições seguintes estão a Ikea em 4º lugar e a Jerónimo Martins no 5º. Vodafone (6º), Lidl (7º), Galp (8º), Microsoft (9º) e Google (10º) completam o top 10.

.

Empresas que lideram os rankings sectoriais

Cada um dos rankings setoriais é liderado pelas seguintes empresas: Vieira de Almeida Advogados (Advogados), Grupo Nabeiro – Delta Cafés (Alimentação), Accenture (Auditoria e Consultoria), Grupo Volkswagen (Automóvel), Santander (Bancário), Sociedade Central de Cervejas (Bebidas), Ikea (Distribuição Especializada), Jerónimo Martins (Distribuição Generalista), Johnson & Johnson (Drogaria e Perfumaria), Apple (Eletrónica de Consumo/ Informático), Adecco (ETT e Serviços de Recursos Humanos), Bial (Farmacêutico), Sonae (Holding Empresarial), Pestana Hotel Group (Hotelaria e Turismo), Amorim Corticeira (Indústria), Microsoft (Informática & Software), Brisa – Autoestradas de Portugal (Infraestruturas e Construção), Grupo Impresa – SIC (Meios de Comunicação), EDP – Energias de Portugal (Petróleo, Gás, Energia e Água), CUF (Saúde), Fidelidade (Seguros), Google (Serviços de Internet), Siemens (Tecnológico/ Industrial), Vodafone (Telecomunicações), CTT – Correios de Portugal (Transporte de Mercadorias e Logística), TAP Air Portugal (Transporte de Passageiros).

.

Subclassificações ESG

No que respeita às subclassificações ESG, o Grupo Nabeiro – Delta Cafés é o líder em todas. Na categoria ambiental, o segundo posto é ocupado pela EDP e o terceiro pela Sonae. Por seu lado, no que respeita ao sector social, a Sonae alcança a vice-liderança e a EDP a terceira posição. Por fim, na subclassificação de Governança o segundo lugar é da Sonae, e o terceiro da IKEA.

***

O Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022 contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de organizações não-governamentais (ONGs), 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital) e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, feita por 19 empresas. Estes rankings são resultado de cinco avaliações, 12 fontes de informação e 1.205 inquéritos.

***

O Merco (Monitor de Negócios de Reputação Corporativa) é um instrumento de avaliação de reputação lançado em 1999, que possui uma metodologia multi-stakeholder, tendo-se tornado um dos monitores de referência no mundo. A preparação do MERCO (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) foi realizada pela empresa Análisis e Investigación, o principal instituto espanhol de pesquisa de mercado, e a metodologia para a elaboração dos rankings foi submetida à revisão independente da KPMG, de acordo com a norma ISAE3000. Por esse motivo, a KPMG não divulga a sua posição neste ranking. Os critérios de avaliação e seus critérios de ponderação são públicos e estarão disponíveis aqui.

Scroll to Top