Como cultivar um bom ambiente numa organização

Empresa especializada em recrutamento e seleção, formação e coaching, a Factor H apresenta algumas dicas que podem ajudar uma organização a cultivar um ambiente positivo e produtivo no local de trabalho. Com elas, visa «facultar ferramentas para alcançar a excelência através da inspiração e da transformação de pessoas», assinala-se num documento onde são referidas também declarações de Carla Ferreira (na foto), diretora geral da Factor H: «A criação de um ambiente de trabalho positivo é essencial para o sucesso de uma organização. Um ambiente positivo pode ajudar a aumentar a produtividade, diminuir a rotatividade dos colaboradores e o absentismo, e aumentar a satisfação do cliente. Por outro lado, um ambiente de trabalho tóxico pode resultar em desafios de saúde, falta de motivação e comprometimento para com a organização.»

As dicas são as seguintes:

1. Ter uma comunicação clara Para assegurar que todos estão alinhados e trabalham em conjunto para alcançar os mesmos objetivos, ser claro com os colaboradores sobre as expectativas e os objetivos da organização é imprescindível.

2. Reconhecer o esforço da equipa Reconhecer e recompensar a equipa pelo seu trabalho árduo e pelas suas realizações fomenta a motivação, permitindo às pessoas sentirem-se valorizadas.

3. Criar oportunidades de desenvolvimento Proporcionar aos colaboradores oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal para que possam desenvolver as suas soft e hard skills.

4. Fomentar a colaboração Encorajar o trabalho de equipa e a colaboração para que os colaboradores possam aprender uns com os outros e trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos da organização.

5. Criar uma atmosfera saudável no trabalho Promover um ambiente de trabalho saudável, proporcionando um espaço de trabalho confortável, alimentação saudável e atividades de bem-estar.

Na  Factor H acredita-se que estas sugestões podem ajudar as organizações a promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, o que ajudará no sucesso e na expansão. Com o objetivo de melhorar o desempenho e a satisfação dos colaboradores, a empresa liderada por Ferreira fornece soluções personalizadas e adaptadas às necessidades de cada cliente.