Uma solução para monitorizar e analisar os tempos de trabalho

Gerir e monitorizar o tempo de trabalho dos colaboradores é uma tarefa importante para os departamentos de recursos humanos, mas pode ser também algo complexo e demorado. Para simplificar este processo, a Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de capital humano e rendimento financeiro, lançou o módulo Time Tracker (ver aqui), que permite acompanhar o trabalho dos colaboradores de forma rápida, simples e a partir de qualquer lugar.

Esta solução automatizada de monitorização e análise facilita bastante o trabalho dos gestores de recursos humamos e traz grandes benefícios às empresas. Ao possibilitar um maior controlo e visibilidade da forma como os colaboradores utilizam o seu tempo em projetos e atividades específicas, permite que os gestores tenham informação sobre o custo de alocação de recursos e a rentabilidade dos projetos.

Eis os principais benefícios de utilizar o módulo Time Tracker:

– Monitorização rigorosa de projetos e atividades Para além de permitir aos profissionais de recursos humanos configurar facilmente projetos específicos com equipas e atividades associadas, onde os colaboradores podem registar as suas horas de trabalho, o módulo Time Tracker oferece ainda, de forma automática, estatísticas relacionadas e uma análise de custos por projeto.

– Gravação do tempo de trabalho com a ferramenta Clock in/ Clock out Esta ferramenta de fácil utilização permite que os colaboradores gravem o seu tempo de trabalho em tempo real e sem esforço. São ainda capazes de registar a sua presença em qualquer lugar, mesmo que trabalhem remotamente ou em movimento.

– Acompanhamento do tempo de trabalho através de uma timesheet mensal atualizada Mesmo sem utilizar a Clock In/ Clock out, os colaboradores dispõem de uma timesheet mensal, atualizada com todas as ausências aprovadas, o horário de trabalho programado por dia e os feriados nacionais e locais.

– Rápida aprovação das timesheets mensais Os gestores conseguem aprovar as timesheets mensais dos membros da sua equipa e são automaticamente notificados, em tempo real, sobre qualquer timesheet pendente para aprovação (através do e-mail, Microsoft Teams ou Slack). Para além disso, também conseguem monitorizar o progresso da equipa através da compilação de todas as timesheets individuais.

– Gestão de horas extraordinárias Os colaboradores podem facilmente pedir aos gestores a aprovação de horas extraordinárias, sendo que o horário de trabalho aprovado fica centralizado nas timesheets mensais e disponível para referência histórica.

– Análise centralizada do tempo dos colaboradores Graças a um rico conjunto de análises, organizadas num dashboard, o Departamento de Recursos Humanos e os gestores de equipa podem monitorizar a assiduidade dos colaboradores, as horas extraordinárias que fazem e a rentabilidade dos projetos onde se inserem, o que permite uma fácil comparação dos custos internos dos recursos com as horas a faturar.

Ao centralizar todos estes processos numa só solução, o módulo Time Tracker da Talentia Software oferece aos profissionais de recursos humanos uma análise precisa e completa do tempo dos colaboradores, que lhes chega de forma automática, facilitando o seu dia-a-dia e libertando tempo para que se foquem em tarefas mais prioritárias.