Carminho
Um single e digressão internacional

Quase a começar uma digressão internacional que se prolonga por todo o ano de 2023, Carminho lança o primeiro single do álbum «Portuguesa». «O quarto» é um fado com letra da cantora e música de Alfredo Marceneiro, e respeita a ideia de praticar diferentes combinações dentro de uma mesma tradição.

Texto: Redação «human»

.

«O quarto» é o primeiro single do novo álbum de Carminho, intitulado «Portuguesa». Trata-se de um fado com letra de Carminho e música (fado Pagem) de Alfredo Marceneiro. É aliás o fado que abre o disco, e a cantora assinala mesmo: «Quis começar este novo capítulo referenciando a história do fado, em particular, a mestria inspiradora de Alfredo Marceneiro na composição dos seus próprios fados tradicionais. Construir um repertório próprio, praticando diferentes combinações dentro de uma mesma tradição, é algo que me desafia.»

O single faz parte do repertório de 14 temas do novo trabalho de Carminho, que tem edição prevista para 3 de março, pela Warner, sendo a produção da própria Carminho.

Com uma digressão internacional já projetada, começando na Alemanha, Carminho vai percorrer grande parte da Europa neste ano de 2023. São cerca de três dezenas os espetáculos já agendados, havendo mais datas a anunciar por todo o mundo. Em Portugal, estão previstos espetáculos em Faro (4 de março), Lisboa (Coliseu, 3 de novembro) e Porto (Coliseu, 10 de novembro).