Uma árvore por colaborador nos 100 anos da Nestlé Portugal

A Nestlé celebra em 2023 os 100 anos de presença em Portugal, um legado que começou a ser celebrado pela empresa com uma ação de plantação de árvores por várias gerações de colaboradores, reformados, no ativo e os respetivos filhos, realizada na Quinta do Pisão, um espaço integrado no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). No total, será plantada uma árvore por cada colaborador que a Nestlé Portugal tem hoje nas suas várias estruturas e que representará a forma através da qual a empresa quer continuar no mercado, de longo prazo e de permanência no futuro.

A partir desta semana e até final do ano, a Nestlé irá celebrar os 100 anos de criação e de partilha de valor social, económico e ambiental com o país e, sobretudo, de desenvolvimento de marcas e produtos adaptados ao gosto e às necessidades nutricionais de várias gerações de consumidores portugueses.

Esta ação de plantação de árvores, que contou com a participação da diretora geral da Nestlé Portugal, Anna Lenz, marca também o compromisso para mais 100 anos de presença no país.

Na ocasião, Anna Lenz assinalou: «Quisemos começar o ano com um momento que marca o início das comemorações dos 100 anos de presença da Nestlé em Portugal e que simboliza também a nossa forma de estar no mercado, de longo prazo e de permanência no futuro. Tal como estas árvores, também a Nestlé Portugal estará cá daqui a 100 anos a partilhar valor social, económico e ambiental com o país, representado pela nova geração, a dos nossos filhos. A partir de hoje [17 de janeiro] celebraremos também a inovação com a qual, ao longo de 10 décadas, surpreendemos os consumidores portugueses, cumprindo o nosso propósito de melhorar continuamente a sua qualidade de vida e a das suas famílias e comunidades, sempre com olhos postos no futuro e mantendo-nos como uma referência no mercado. Este é apenas o primeiro momento de um ano cheio de celebrações com todos os nossos stakeholders: os consumidores, mas também os parceiros de negócio, porque este tem sido um caminho feito com todos e que assim continuará para o futuro.»

Através desta ação levada a cabo num espaço natural, considerado Património Mundial da UNESCO e classificado como Paisagem Cultural, a Nestlé quer também deixar o seu legado, associando-o aos compromissos que tem com a sustentabilidade das suas operações, cujo principal objetivo é atingir a neutralidade carbónica até 2050. Um compromisso para o qual está a trabalhar envolvendo todos os seus parceiros na cadeia de valor, começando pelos agricultores, com os quais promove praticas de agricultura regenerativa, até aos fornecedores de material de embalagens ou de transportes.

Esta plantação de árvores da espécie Carvalho Cerquinho ocupará uma área de três hectares neste parque gerido pela Cascais Ambiente. Para a realizar, a Nestlé aderiu ao programa Oxigénio, desta empresa do município de Cascais, através do qual pessoas individuais ou coletivas podem dar o seu contributo para a reflorestação da serra.

«O oxigénio é um programa em crescimento que nos últimos anos conheceu um desenvolvimento interessante. As políticas de ESG [environmental, social, and governance] das empresas motivam a participação no bem comum e a Cascais Ambiente, enquanto empresa pública, dá instrumentos que facilitam a concretização desses objetivos. Estamos em conjunto, a pôr em prática medidas que melhoram a biodiversidade e mitigam efetivamente os efeitos das alterações climáticas», afirmou Luís Almeida Capão, presidente da Cascais Ambiente.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo e está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. Está presente em 186 países em todo o mundo e os seus cerca de 276.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da empresa de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. Em Portugal, está presente desde 1923 e tem atualmente 2.347 Colaboradores, tendo gerado em 2021 um volume de negócios de 625 milhões de euros. Conta atualmente no país com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo continente e pelas ilhas.