A IKEA lançou uma campanha para ajudar os portugueses a aquecerem-se em casa ao mesmo tempo que poupam energia. Tudo assento em pequenos truques e alterações simples e económicas, capazes de levar a um maior conforto térmico e a reduzir o impacto na conta da eletricidade e no planeta.
Texto: Redação «human»
.
Os mais recentes dados partilhados pela União Europeia revelam que que os portugueses são dos que mais sofrem com o frio dentro de casa. Não só pela construção antiga dos edifícios, mas também pelo preço elevado da eletricidade, e por isso a IKEA decidiu lançar uma campanha digital. Com o conceito «Portugal é um país frio. Alguém tem de o aquecer», a marca sueca quer dar a conhecer aos portugueses várias dicas para se manterem mais quentes em casa, reduzindo a necessidade de aquecedores.
Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal, referiu: «Na IKEA, trabalhamos diariamente para ir ao encontro das necessidades das nossas comunidades locais e tornar o conforto e o bem-estar mais acessíveis. No inverno, esse conforto passa por conseguir mantermo-nos mais quentes em casa, mas, atualmente, com todos os desafios financeiros e o aumento do custo de vida que as famílias enfrentam, o conforto térmico em casa é cada vez mais um desafio. Esta necessidade de nos aquecermos em casa ao mesmo tempo que queremos poupar energia, aliada ao compromisso da IKEA com a sustentabilidade, levam-nos a desenvolver produtos que ajudam a manter o conforto em casa e a querer partilhar algumas soluções, que nos ajudam a poupar algum dinheiro e que levam simultaneamente à adoção de comportamentos mais sustentáveis.»
Esta campanha da IKEA mostra que, com pequenos truques e alterações simples e económicas, é possível alcançar um maior conforto térmico e reduzir o impacto na conta da eletricidade, e no planeta. Vejamos:
– Manter a temperatura em casa com cortinados
As cortinas espessas impedem a entrada de correntes de ar frio e ajudam a preservar a temperatura. Existem também opções de estores alveolares que permitem poupar energia, dado que têm uma estrutura única em forma de favo de mel que cria uma camada de isolamento que ajuda a reduzir os custos de aquecimento.
– Aquecer-se em casa com têxteis
O uso de têxteis (tapetes, mantas, etc), além de tornar as casas mais acolhedoras, ajuda a manter o conforto térmico. Um edredão extra quente pode ajudar os portugueses a manterem-se quentes à noite e permite reduzir a necessidade de aquecimento no quarto, sem que sinta frio.
– Poupar energia com home smart
Cerca de 25% do consumo energético mundial é usado para iluminação. E isso é muita energia. É por isso que a marca tem também algumas recomendações para poupar energia: as lâmpadas LED que poupam 85% de energia e duram cerca de 20 vezes mais quando comparadas com as incandescentes; as tomadas inteligentes TRADFRI que permitem definir temporizadores na app IKEA home smart e escolher o período que pretende o dispositivo ligado à tomada esteja a funcionar; ou até os sensores de movimento que só se acendem quando detetam a presença de alguém.
No site da IKEA Portugal pode-se conhecer melhor estas sugestões, assim como outras para manter mais quente em casa, assim como se pode ficar a saber tudo sobre a nova campanha digital.