NTT DATA lança Olimpíadas Internacionais de Tecnologia

A NTT DATA lançou as Olimpíadas Internacionais de Tecnologia em Portugal. Trata-se de uma iniciativa organizada através da Fundação NTT DATA, destinada a jovens dos sete aos 16 anos, que pretende desenvolver as capacidades digitais e sensibilizar para a consciência ambiental. Consiste numa competição virtual, com a duração de três meses, que vai permitir aos jovens participantes desenvolver um videojogo, à medida que aprendem a programar. A iniciativa decorre a nível internacional, através de uma plataforma interativa, onde os participantes vão receber formação, mentoria e desafios que têm de superar para avançar de nível

A inscrição dos participantes tem de ser feita pelos encarregados de educação, que podem também acompanhar a evolução da iniciativa com os seus filhos. Pode fazer-se através do preenchimento do formulário disponível aqui, até ao dia 21 de janeiro. Depois de inscritos, os jovens serão organizados em grupos de cinco a 10 elementos, para responderem a desafios que lhes serão colocados ao longo da competição, num percurso de 12 etapas, e sempre com o acompanhamento de mentores qualificados, que as vão guiar no processo de aprendizagem, resolver dúvidas e dar ideias para superarem os desafios

Os mentores são colaboradores da NTT DATA, que se voluntariam para participar no contexto da sua jornada de trabalho e com horas suportadas pela companhia (pro-bono), fazendo formação de grupos e mentoria personalizada. Para além das capacidades demonstradas em matéria de tecnologias de informação, todos os voluntários frequentaram uma formação específica para se qualificarem como mentores das Olimpíadas Internacionais de Tecnologia e darem apoio didático a jovens (crianças e adolescentes).

Após a conclusão dos desafios programados, o desempenho dos grupos participantes será avaliado por um júri qualificado, que terá a missão de identificar os vencedores da competição, em três categorias determinadas pela faixa etária dos participantes.

Tiago Barroso, chief executive officer (CEO) da NTT DATA Portugal, explica: «Através da Fundação NTT DATA, lançamos também em Portugal e com muito entusiasmo esta iniciativa das Olimpíadas Internacionais de Tecnologia. Pretendemos contribuir para a capacitação digital, introduzindo dezenas de crianças e adolescentes ao raciocínio lógico e computacional. Acreditamos que colocar o talento e competência das nossas pessoas em modelo pro-bono e em prol de uma causa como esta é um apoio significativo para um futuro mais sustentável e tecnológico, para além do que será para cada uma das nossas pessoas que participe uma aprendizagem pessoal muito gratificante.»