Pós-graduação para profissionais sem experiência no sector tecnológico

Ingressar no sector tecnológico, um dos que apresenta maiores perspetivas de crescimento e progressão de carreira, é agora mais acessível. Face à cada vez maior procura por profissionais dedicados a testar a segurança e qualidade de aplicações tecnológicas, a Porto Tech Hub, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), criou o programa de requalificação SWitCH QA (ver aqui), primeira pós-graduação em Portugal que permite aos profissionais tornarem-se quality assurance testers em 32 semanas. São 27 as vagas em aberto, que podem ser preenchidas até ao dia 15 de janeiro.

Todas as pessoas que se queiram inscrever podem aproveitar assim esta última chamada para candidaturas, não existindo qualquer restrição sobre a área de formação ou experiência profissional prévia. Pede-se apenas um nível completo de licenciatura.

Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, assinala: «Em Portugal, estamos ainda atrás do que se pode fazer na vertente de testes no sector tecnológico, tão importante para a evolução e o desenvolvimento de produtos de qualidade, ao ser esta ainda muito baseada em sistemas de análise manuais e com maior exposição ao erro humano. É exatamente isto que queremos transformar com o SWitCH QA, dando a possibilidade, através de uma formação única em Portugal, de novas pessoas poderem ingressar numa das carreiras com maior perspetiva de futuro e tornarem-se profissionais preparados para um setor em constante mudança. Até agora, a adesão ao curso tem sido muito positiva, o que acreditamos que também se deve à atual escassez por estes profissionais no mercado. No entanto, existem ainda algumas vagas em aberto, que podem ser preenchidas pelos interessados nestes últimos dias que antecedem o fecho de candidaturas.»

O curso é direcionado a quem queira mudar de área e obter salários competitivos e carreiras de futuro. Além destes perfis, a formação é também pensada para profissionais que atualmente já estejam a trabalhar com testes manuais de software, ao permitir-lhes um upgrade das suas competências e dos seus conhecimentos, bem como passarem a realizar testes de forma automatizada.
De maneira a possibilitar a requalificação de pessoas que estão a trabalhar atualmente, o SWitCH QA realiza-se em formato pós-laboral durante as 32 semanas previstas sendo que após o término contarão com a certificação de pós-graduação atribuída pelo ISEP. Existe ainda a possibilidade de os alunos realizarem um estágio remunerado, numa das empresas associadas da Porto Tech Hub.

Ao longo do curso, a turma aprende as bases da programação, conta com unidades curriculares como desenvolvimento de software e testes, com os alunos a realizarem um projeto no final de cada módulo. O programa proporciona ainda, de forma global, conhecimento acerca da área da tecnologia e de como podem os alunos fazer testes mais completos e automatizados, face aos que são realizados atualmente no mercado.

O SWitCH QA surge após os resultados positivos de várias edições do SWitCH Dev, direcionado à formação de software developers e que já possibilitou a entrada de mais de 200 profissionais no mercado tecnológico.

.


A Porto Tech Hub

A Porto Tech Hub (PTH) é uma associação empresarial sem fins lucrativos que visa promover e desenvolver a cidade do Porto como um centro tecnológico global de excelência. Criada em 2015 pelas tecnológicas Blip, Critical Software e Farfetch, conta hoje com mais de 30 empresas associadas.
Organiza uma variedade de iniciativas e eventos ao longo do ano, concebidos para promover a comunidade tecnológica no Porto, incluindo empresas, profissionais e grupos. Em destaque no seu calendário está a conferência tecnológica «Porto Tech Hub Conference».