Número 140, novembro-dezembro de 2022

.A «human» completa 14 anos com esta edição, a número 140. Ao longo desta quase década e meia, a edição «Premium» tem surgido a cada final de ano, uma edição especial em que apostamos em mostrar o melhor nas diversas áreas da gestão das pessoas nas organizações. Trata-se de reflexões de responsáveis de empresas e outras instituições com posição de destaque na gestão do capital humano em Portugal. Este ano voltam a ser várias dezenas de artigos, com balanços, novas perspetivas, ferramentas, inovação.

Desta forma, a «human» sai uma vez mais do seu alinhamento habitual, privilegiando o conhecimento de especialistas em diversas áreas ligadas à gestão das pessoas nas organizações – neste caso, são 10 as áreas escolhidas: Benefícios Extrassalariais; Coaching; Consultoria; Direito Laboral; Formação; Formação de Executivos; Outsourcing; Recrutamento; Saúde e Segurança no Trabalho; e Tecnologias de Informação.

Aos contributos destes especialistas, juntamos um leque de reportagens com empresas bastante diversificadas nas suas atividades e na intervenção que têm na sociedade, apresentando práticas na gestão das suas pessoas que acreditamos serão inspiradoras para tantas empresas e para as respetivas lideranças, inclusive para a generalidade dos colaboradores. Juntamos também uma retrospetiva do caminho percorrido pela «human» ao longo do ano e também um olhar sobre a nona edição da «Conferência Human», que teve como tema «Empresas para o Futuro».

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Em Síntese/ Livros/ Web

– Primeira Opinião: Andre Bocater Szeneszi (K21)

– Reportagem: Atrair e gerir talento na certeza da incerteza

– Em Foco: Top Board – Executive Talks

– Destaque: Conferência Human 2022

– Boas Práticas RH: Alliance Healthcare/ CA Seguros/ Izertis/ McDonald’s/ Mind Source/ Samsys/ Winsig

– Dossier Especial: pensar a gestão das pessoas

. Benefícios Extrassalariais (Edenred, Willis Towers Watson)

. Coaching (ISPC, Lead & Coach, YouUp)

. Consultoria (Blink Consulting, BL Consulting, Fórmula do Talento, High Play Institute, NUCASE, PartnerCorp Group, SLOT Recursos Humanos, Thomas, Unexpected)

. Direito Laboral (Raposo Bernardo & Associados)

. Formação (ATEC, B-Training Consulting, CEGOC, Elevus, High Skills, NBCC Academy, PTC – Paula Tomás Consultores, People Value, Rumos, UpSideUp, ZONAVERDE)

. Formação de Executivos (ISEG Idefe, Ispa)

. Outsourcing (Intelcia, Minimal)

. Recrutamento (Aka People, Eurofirms, Grupo Egor, Grupo Intelac, Header, Nortempo, Vertente Humana)

. Saúde e Segurança no Trabalho (Centralmed)

. Tecnologias de Informação (Cegid Meta4, Grupo SOFT, Talentia Software)

– A «human» em 2022

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.