O employer branding, ou traduzido para português, marca empregadora, veio para ficar e alterar as rotinas dos departamentos de recursos humanos das empresas. A Factor H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, tem vindo a analisar e avaliar esta tendência do mercado de recursos humanos e apresenta uma abordagem mista de marketing e recursos humanos para que as empresas possam alcançar os seus objetivos de recrutamento e gestão de pessoas.
O sector dos recursos humanos necessita de pensar em diversos fatores que possam vir a transformar a empresa num local onde todos queiram permanecer, e para onde todos queiram ir trabalhar, para que ultrapassem mais facilmente os obstáculos que se deparam na área de gestão, atração e contratação de novos talentos.
É um facto que quanto melhor for a imagem da empresa, mais fácil será a contratação ou retenção de profissionais, uma vez que percebem que podem sair beneficiados ao estarem associados a uma empresa com boa reputação.
Assim surge o employer branding, uma estratégia de marketing e recursos humanos utilizada para gerar uma perceção positiva sobre a empresa como local de trabalho. É, sem dúvida, uma prática essencial e obrigatória para o recrutamento e seleção de profissionais. A prática desta estratégia traz algumas vantagens para a sua empresa: alcançar uma perceção positiva: atrair e reter novos talentos; diminuir a rotatividade; melhorar o clima organizacional.
Carla Ferreira (na foto), diretora geral da Factor H salienta: «A construção de uma marca empregadora é uma das melhores estratégias para atrair e reter profissionais qualificados, que por sua vez trarão bons resultados à equipa. O nosso trabalho passa por superar as barreiras e dificuldades que encontramos na gestão de pessoas, e o employer branding facilita o nosso trabalho nesse aspeto, porque nos auxilia a encontrar e atrair o perfil de talentos de que precisamos.»
Para aplicar corretamente esta estratégia de marketing numa empresa, a Factor H deixa as seguintes dicas:
- A linguagem da empresa deve ser única para todos, e a mensagem que deseja passar para o seu público tem de ser definida desde o início.
- Fique atento ao ambiente de trabalho. Observe os talentos da sua empresa, ajude as pessoas a superarem-se.
- Todas as empresas são diferentes e todas elas sabem o que pode ou não encaixar, em termos de perfil, nas suas equipas. Definir o tipo de perfil desejado, facilitará a construção de equipas de sucesso.
- É importante definir atrativos (benefícios) para a sua equipa. Se quer os melhores talentos na empresa, tem de perceber como se pode diferenciar do mercado. Um bom ponto de partida é ouvir a sua equipa e perceber as suas necessidades.
- Ter o marketing digital como aliado, ou seja, ter as suas redes sociais atualizadas e atrativas, partilhar o dia-a-dia da empresa por meio de vídeos e fotos, partilhar a sua cultura organizacional e divulgar testemunhos de colaboradores.
- Oferecer um bom ambiente de trabalho é uma forma de desenvolver a produtividade e gerar bem-estar nas pessoas.