«II Conferência Header»: Garantir o talento organizacional

No dia 29 de novembro realizou-se em Lisboa a segunda edição da «Conferência Header», da Header Top Executive Partners. Subordinada ao tema «Garantir o Talento Organizacional», realizou-se no Hotel Sana Metropolitan e contou com casa cheia, mais de 100 participantes.

Na abertura, Telma Gonçalves, business manager da Header Top Executive Partners, falou sobre os principais fatores que catalizam os colaboradores na procura de novos projetos profissionais, tendo sido dado o mote para a discussão no painel sobre o tema «Atração e Fidelização de Talento».

Com a moderação de Ana Rita Duarte, chief people officer (CPO) no Grupo Wellow, este painel foi constituído por Inês Vieira Nascimento, chief human resources officer (CHRO) global do Grupo Schréder, Catarina Tendeiro, people and organization senior director na Hovione, Liliana Silva, head of human resources devolopment and corporate social responsability na Zurich, e Nalina Kará, diretora de recursos humanos no Grupo Base Capital.

Liliana Silva mencionou que um dos focos que têm vindo a trabalhar é na fidelização dos colaboradores, principalmente através da capacitação dos People managers, que são na verdade quem estão na linha da frente, no terreno.

Por sua vez, Inês Vieira Nascimento salientou que os desafios que as empresas estão a sentir na atração e na fidelização dos colaboradores não é novo e que as tendências já se sentiam mesmo antes da Covid-19 – o que aconteceu é que a pandemia veio acelerá-las. Inês Vieira Nascimento mencionou que para além das estratégias de atração e fidelização, é igualmente importante trabalhar o «pós-divórcio», mencionando uma iniciativa que testaram que foi a de convidarem ex-colaboradores para o jantar de Natal, iniciativa com impacto e resultados bastante positivos.

Catarina Tendeiro reforçou que estamos numa nova era, a reinventarmo-nos, e que para tal é necessário que as organizações, na sua comunicação, sejam transparentes e humildes. «Vamos experimentar e vamos errar», assinalou, reforçando que atualmente um dos desafios que as empresas enfrentam é que as pessoas procuram fazer parte de organizações com propósito.

Nalina Kará partilhou que fruto do seu background académico e profissional em marketing, trabalhou o seu foco olhando para os colaboradores e candidatos como se olha para o cliente: trabalhar as jornadas dos mesmos e os diferentes pontos de contacto. Disse ainda que o desafio da atração também pode ser visto como uma oportunidade, algo que tem vindo a implementar na sua organização, nomeadamente dando oportunidade a pessoas com perfis menos óbvios, mas que têm algumas características e competências que lhes permitam ser uma mais-valia.

Após o painel, Pedro Branco, CEO da Header Top Executive Partners, interveio abordando o tema «Liderança e Cultura Organizacional». Aí, salientou o papel da liderança em desburocratizar processos para facilitar o trabalho e o desenvolvimento das pessoas. E alertou ainda para o papel das lideranças na criação de um ambiente e de um contexto que eleve o potencial de produtividade da equipa, através da identificação de pessoas competentes, da motivação dos seus colaboradores, com um contacto constante, envolvendo as pessoas nas decisões das empresas.

No último espaço da conferência, esteve como orador Rui Dias, diretor of people, talent and culture da Wit Software, tendo como foco a criação de equipas de alto desempenho. O orador identificou as cinco características de equipas de alto desempenho: Segurança Psicológica (espaço psicológico que promova que todas as pessoas possam dar a sua opinião sem qualquer constrangimento), Dependência (os líderes estão dependentes das suas equipas e não o contrário), Estrutura e Clareza (cada elemento da equipa sabe o seu papel, para onde vai e porquê), Significado (dos projetos e das tarefas em que cada elemento está envolvido) e Impacto (de cada pessoa na organização).

.

Nota: este artigo contou com a colaboração de Ana Martins, Fábio Andrade e Vera Luz, da da Header Top Executive Partners.