Como a digitalização afeta a gestão RH numa empresa

Mudam-se os tempos, mudam-se os paradigmas de trabalho. É exatamente neste contexto de mudança que chegou, para ficar, a transformação digital, que consiste na possibilidade de aplicar tecnologias digitais em processos físicos, de modo a otimizar a produtividade do trabalho diário. Por outras palavras, resume-se à desmaterialização de técnicas manuais para a automatização de processos, permitindo impulsionar tarefas e pessoas.

Texto: Nortempo

.

A gestão de recursos humanos (RH), como em todos os outros sectores, também é afetada pela transformação digital, sendo que muitas empresas já começaram a implementar processos tecnológicos para agilizar essa gestão. Num estudo da «RH Magazine» (2016), é indicado que os procedimentos onde a utilização de recursos digitais é maior são: payroll (77%), administração de colaboradores (64%), avaliação de competências (56%), formação (53%), gestão de tempo (52%) e recrutamento (49%).

Para além de agilizar todos os processos referidos, as vantagens da digitalização para uma empresa também passam por melhorar a rotina dos departamentos, retirar ineficiências, facilitar a comunicação interna, aumentar a produtividade e a motivação dos colaboradores e reter talentos, sendo que no âmbito do ambiente organizacional permite ainda aproximar pessoas, processos e tecnologias para alcançar os mesmos objetivos.

Embora apresente inúmeras vantagens, a transformação digital é um processo tão complexo que é considerado um dos quatros desafios estratégicos do nosso país.

Tendo isto em conta, apresentamos algumas dicas sobre como se pode começar a dar os primeiros passos para um novo mundo digital na gestão dos RH:

– analisar os processos manuais que são mais demorados/ dispendiosos ou menos eficazes, e pesquisar se os mesmos poderão ou não ser automatizados;

– analise todas as etapas de gestão RH e conceber um cenário em que esses processos sejam feitos on-line;

– fornecer formações aos colaboradores para denominarem as novas ferramentas tecnológicas de gestão;

– investir em tecnologia e testar periodicamente os resultados.

Esta transição exige ainda conhecimentos técnicos e deve ser acompanhada por profissionais. Na Nortempo, continuamos a caminhar em direção ao futuro através do aperfeiçoamento dos processos de digitalização dos nossos clientes, recorrendo à mais alta tecnologia.

Convidamos a caminhar ao nosso lado e, juntos, levar as empresas ao próximo patamar tecnológico.

.

Nota: imagem Nortempo

.

»»»» A Nortempo é uma multinacional cujo objetivo é unir pessoas e organizações para desenvolver talento e produtividade com soluções de recursos humanos. Tem 50 escritórios em Espanha, nove na Colômbia e seis em Portugal.